Membros do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) participaram, na manhã desta sexta-feira (18), da penúltima atividade do VIII Encontro Nacional dos Tribunais de Contas no Rio de Janeiro.
Foram apresentados os resultados do Marco de Medição dos Tribunais de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), programa desenvolvido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em que é avaliada a qualidade dos TCs para fortalecer o sistema de controle externo.
O presidente da Atricon e conselheiro do TCE-RS, Cezar Miola, demonstrou a contribuição para importantes melhorias na rotina administrativa e na atuação fiscalizadora dos tribunais. “Ganhamos em qualidade, agilidade e transparência. Além disso, a identificação e o compartilhamento das boas práticas de cada órgão beneficiam todo o Sistema de Controle do país”, disse.
De acordo com o portal da Atricon, o ciclo 2022 trouxe como inovação a avaliação da atuação dos TCs em relação à fiscalização da gestão pública durante a pandemia nas áreas da saúde, assistência social, gestão fiscal, educação e transparência.
Das áreas citadas, a que apresentou melhor desempenho foi a da transparência pública, que levou em consideração a disponibilização de informações à população pelos gestores públicos e pelos tribunais de contas. A segunda melhor média alcançada foi registrada pelo domínio da Saúde, que verificou iniciativas como a realização de auditorias nos serviços de saúde, de imunizações, de obras e infraestrutura e de contratações.
Fonte: TCE-RS