NotíciasTCM recebe Declaração de Garantia de Qualidade

TCM recebe Declaração de Garantia de Qualidade

Foi entregue na manhã de hoje ao conselheiro João Antonio, presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), a Declaração de Garantia de Qualidade, referente à aplicação do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC). A outorga foi dada pela comissão da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), que realizou na Corte de Contas, entre os dias 4 e 6/09, visita de aferição de resultados.

O MMD-TC define práticas relevantes para os Tribunais de Contas de todo o país, na busca de aprimoramento da qualidade, agilidade das auditorias e transparência das informações. Os membros da comissão da Atricon avaliaram dados prestados pelo TCMSP, a partir de critérios constantes do MMD-TC 2019, relativamente a indicadores como controle externo concomitante e fiscalização de obras e serviços de concessões e privatizações, engenharia, gestão da saúde e segurança pública. Durante todo o processo, o grupo visitou áreas técnicas do Tribunal. Teve acesso, também, a pessoas, documentos, informações e sistemas relevantes ao procedimento.

Integrante da comissão, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), Paulo Curi Neto, parabenizou a recepção dada pelo corpo técnico do Tribunal, ressaltando que a Corte de Contas paulistana realizou ações firmes na indução de melhorias, buscando o diagnóstico preciso. “Só corroboramos as informações. A Instituição está entre as que mais apresentaram boas práticas, das cerca de 60 Cortes de Contas visitadas”, enfatizou.

A comissão recomendou a continuidade dos trabalhos relacionados ao Planejamento Estratégico, que permitirá ao Tribunal avançar em diversos aspectos avaliados pelo MMD-TC.

O presidente João Antonio agradeceu ao trabalho realizado pelo grupo, destacando que o resultado aponta para um futuro ainda mais promissor para o Tribunal, em concomitância com a busca da gestão pelo contínuo fortalecimento das ações de controle externo.  “A liberdade está no debate de soluções. Uma boa gestão delega e estimula a apresentação de novas propostas. São essas ideias, produto das diferenças que compõem a Instituição, que vão projetar o Tribunal para os próximos anos”, finalizou.

Também participaram da reunião, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), Marcus Vinícius de Barros Presídio, a conselheira substituta do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso do Sul (TCE-MS), Patrícia Sarmento dos Santos; o conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Edvaldo Fernandes de Souza e os auditores de controle externo Jackson Francisco de Oliveira, do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), e Francine Carniel Trevisan, do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS). Por parte da Corte de Contas, estiveram presentes a chefe de Gabinete da Presidência, Angélica Fernandes, a chefe do Núcleo de Governança e Gestão (NGG), Luciana Guerra, o subsecretario de Fiscalização e Controle substituto, Ari Rocha, o coordenador de Comunicação, Florestan Fernandes, e os servidores do NGG, Leonardo Castro e Marcelo Veiga.

[Best_Wordpress_Gallery id=”31″ gal_title=”TCM SP Entrega Declaracao”]

Fonte: https://portal.tcm.sp.gov.br/Pagina/11775

Compartilhar:

Últimas notícias

Redes sociais