O Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) recebeu hoje (18/set) a visita técnica de auditores do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), iniciativa da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) que visa avaliar rotinas de trabalho das 33 cortes de contas do país. A averiguação será concluída amanhã, no final da tarde, após a conferência de 206 quesitos.
A Subcomissão de Garantia da Qualidade da Atricon foi recebida na Sala Selva Cavalcanti por servidores do TCE-GO envolvidos na avaliação. A equipe de trabalho é coordenada pela Conselheira Soraia Thomaz Dias Victor, do TCE do Ceará, e composta pelo Conselheiro Substituto Francisco Júnior Ferreira da Silva, do TCE de Rondônia, e pelos auditores Aleson Amaral de Araújo Silva (TCE-RN), Carlos Augusto Pereira Werneck (TCM-RJ) e Márcio Batista Marinot (TCE-ES). A subcomissão será recebida hoje pelo Presidente do TCE-GO, Conselheiro Saulo Mesquita, às 16h.
A Conselheira Soraia destacou que o MMD-TC promove a melhoria contínua. “Ninguém chega pronto, nem vai chegar, pois quando você atinge aquele limite que queria alcançar, já está pensando em coisas novas e em outros quesitos que são importantes de abordar”, afirmou. O Conselheiro Substituto Francisco anotou que esteve no TCE-GO no último ciclo de avaliações. “Estou com uma expectativa bem alta de que vamos resolver logo nossa missão, pois da última vez que estive aqui, em 2022, as evidências estavam muito bem catalogadas, então o trabalho fluiu de maneira muito eficiente”.
Representando o TCE goiano, a diretora de Governança, Planejamento e Gestão, Vera Núbia Zandonadi Gomes, comentou que “o processo aprimora sobremaneira o sistema de controle externo” e que “o TCE-GO também terá a oportunidade de demonstrar três boas práticas: o Observatório de Políticas Públicas; o Sistema de Atos de Pessoal (Siap); e o Laboratório de Topografia. A apresentação de boas práticas do Tribunal aos avaliadores ocorrerá amanhã às 11h.
Saiba mais:
O MMD-TC é um instrumento de avaliação que visa verificar o desempenho dos Tribunais de Contas, identificando pontos fortes e oportunidades de melhoria nas rotinas administrativas, de fiscalização e julgadoras. O projeto também procura dar visibilidade às boas práticas desenvolvidas pelos órgãos de controle.
Conta com o apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC).
Acesse o Flickr do TCE-GO para conferir as fotos da visita.
Fotos: Kazuo (Master Produções)
Fonte: TCE-GO