Na tarde desta quinta-feira, 19 de setembro, o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) apresentou as boas práticas desenvolvidas pelo TCDF para a Subcomissão de Garantia da Qualidade do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC). O MMD-TC é um projeto da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) para avaliar o desempenho dos órgãos de controle externo e propor melhorias e inovações.
Na ocasião, a equipe de avaliação conheceu três projetos inovadores criados pelos servidores do TCDF, que podem servir de inspiração para outros Tribunais de Contas do país. Foram apresentados o Sistema de Análise de Decisões Automatizada (ADA); a Matriz de Priorização de Processos e o Sistema de Acompanhamento de Editais, Eventos e Decisões (SisEditais).
Apresentada pelo servidor da Gerência de Sistemas Corporativos do TCDF Danilo Menezes, a Análise de Decisões Automatizada (ADA) utiliza inteligência artificial e robô para análise dos requisitos de decisão, garantindo maior celeridade à tramitação de processos. Tal ferramenta também permite que os auditores identifiquem o que está pendente em um processo que acaba de ser distribuído para análise, fornecendo estatísticas de cumprimento de itens por jurisdicionado e alimentando a Matriz de Riscos do TCDF.
Já a Matriz de Priorização de Processos foi apresentada pelo auditor de controle externo da Secretaria de Fiscalização de Educação, Áreas Sociais e Saúde Pública Henrique Eduardo de Oliveira. O sistema cria uma fila de processos prioritários considerando itens de pontuação pré-estabelecidos. A ferramenta permite aos diretores identificar quais processos são prioritários e acompanhar todo o trâmite dos autos. Por utilizar a plataforma Teams, o custo de implementação é baixo para aqueles que já utilizam o sistema.
Por fim, o auditor de controle externo da Assessoria de Gestão Estratégica e Modernização do Controle Externo do TCDF Flávio Figueiredo Cardoso apresentou o Sistema de Acompanhamento de Editais, Eventos e Decisões (SisEditais), que permite uma análise automatizada das licitações do Distrito Federal. O SisEditais agiliza o processo de leitura, classificação e inserção de informações publicadas no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) e, consequentemente, contribui para a redução da ocorrência de erros.
Após conhecer os projetos e os processos de implementação e execução no TCDF, a Comissão avaliou como positivo o trabalho e os avanços obtidos pelo Tribunal do Distrito Federal.
Amanhã, 20 de setembro, a Subcomissão de Garantia da Qualidade concluirá o trabalho de avaliação do TCDF.
Sobre o MMD-TC: Com o objetivo de avaliar o desempenho dos Tribunais de Contas, identificando pontos fortes e oportunidades de melhoria nas rotinas administrativas, de fiscalização e julgadoras, o Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC) é realizado a cada dois anos. O projeto ainda dá visibilidade às boas práticas desenvolvidas pelos órgãos de controle.
Fonte: TCDF