A Subcomissão de Garantia da Qualidade da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) entregou hoje (19/set) ao Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), Conselheiro Saulo Mesquita, a declaração de garantia da qualidade e o certificado de participação no Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), iniciativa que visa avaliar as rotinas de trabalho das 33 cortes de contas do país.
A Conselheira Soraia Thomaz Dias Victor (TCE-CE), coordenadora da avaliação, destacou a expressiva aderência do TCE goiano aos critérios. Ela resumiu como foi o processo de verificação. “São quase 500 critérios que vocês tiveram que se organizar e colocar evidências de tudo. A Atricon separou uma amostra de 206 critérios e uma comissão avaliava, uma comissão controlava e outra comissão fazia outro controle sobre elas, uma sistemática que garante a adequação do critério com a prática do tribunal”. Ela acrescentou que “isso demonstra a organização do grupo e toda a vontade de realmente mostrar o que faz”.
O Presidente do TCE-GO afirmou que o MMD-TC é “um importante instrumento para o desenvolvimento do Sistema de Controle. Ele faz uma fotografia, mas não apenas do momento. Ele permite um histórico, para que nós possamos verificar os passos que foram empreendidos, em que situação nos encontramos e o que podemos avançar”.
Ao comentar sobre a melhoria do desempenho atingida, Mesquita ressaltou a importância do planejamento para a evolução atingida, compartilhando o mérito com as gestões anteriores e com todos os servidores. “Que fique registrado meu agradecimento não apenas aos membros da comissão, mas a todos os servidores, pois cada um deu a sua contribuição, pois todos estão investidos desse sentimento de fazer do Tribunal aquilo que o nosso Mapa Estratégico preconiza: ser uma instituição essencial e de excelência para o controle externo”.
Desde ontem no Tribunal, a subcomissão coordenada pela Conselheira Soraia é reforçada pelo Conselheiro Substituto Francisco Júnior Ferreira da Silva (TCE-RO) e pelos auditores Aleson Amaral de Araújo Silva (TCE-RN), Carlos Augusto Pereira Werneck (TCM-RJ) e Márcio Batista Marinot (TCE-ES). Pela manhã, eles participaram da apresentação de boas práticas do TCE-GO.
Saiba mais:
O MMD-TC é um instrumento de avaliação que visa verificar o desempenho dos Tribunais de Contas, identificando pontos fortes e oportunidades de melhoria nas rotinas administrativas, de fiscalização e julgadoras. O projeto também procura dar visibilidade às boas práticas desenvolvidas pelos órgãos de controle.
Conta com o apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC).
Acesse o Flickr do TCE-GO para conferir as fotos da visita.
Fotos: Leonardo Rocha
Fonte: TCE-GO