TCE-AC: Amazônia Transparente

TCE-AC: Amazônia Transparente

1. IDENTIFICAÇÃO

a. Tribunal de Contas 

Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) 

b. Endereço 

Avenida Ceará, 2.994, 7º BEC, 69918-111, Rio Branco/Acre  

c. Presidente 

Conselheiro José Ribamar Trindade de Oliveira 

d. Unidade responsável pela prática, fone, e-mail 

Presidência TCE-AC, (68) 3025-2032, presidencia@tceac.tc.br

2. SOBRE A BOA PRÁTICA

a. Título da prática 

Amazônia Transparente 

b. Indicador do MMD-TC a que se vincula 

QATC-30 – Transparência 

c. Descrição 

Portal que concentra todas as informações pertinentes à gestão pública. 

i. Objetivo 
Disponibilizar ao cidadão mecanismos para avaliação das políticas públicas, por meio do portal, sendo claras, transparentes e concomitantes. 

ii. Metodologia adotada 
Mineração de dados, utilizando técnicas de Machine Learning e Business Intelligence, associada a ciência de dados. 

iii. Tecnologias empregadas 
Qlik Sense, Microsoft Power BI, Machine Learning, SQL Server, Python Statistics. 

iv. Tempo da prática no tribunal 
Desenvolvida e disponibilizada desde 2021, e em prática atualmente. 

v. Houve compartilhamento com outros TCs? Quais?  
Não houve compartilhamento, apenas apresentação de propostas. 

3. SOBRE O DESENVOLVIMENTO, A IMPLANTAÇÃO E A IMPLEMENTAÇÃO

a. Pessoas e setores envolvidos no desenvolvimento 

Diretoria de Tecnologia da Informação, Escola de Contas e Diretoria de Auditoria Financeira e Orçamentária do TCE-AC. 

b. Pessoas envolvidas na implantação e na implementação  

Diretoria de Tecnologia da Informação e Escola de Contas do TCE-AC. 

c. Conhecimentos necessários 

Conhecimento sobre Business Intelligence e suas ferramentas, aprendizado de máquinas, mineração de dados e banco de dados. 

d. Passos executados para o desenvolvimento, a implantação e a implementação 

Estudo de relatórios, levantamento de requisitos, criação de dashboards, seleção de dados necessários. 

e. Tempo para o desenvolvimento, a implantação e a implementação 

Aproximadamente 10 meses. 

f. Custo para o desenvolvimento, a implantação e a implementação 

Custos operacionais ordinários. 

g. Problemas enfrentados para o desenvolvimento, a implantação e a implementação 

Por depender de fornecimento de dados por órgãos superiores, que nem sempre os atualizam com a constância desejada, a coleta de dados mostrou-se dificultosa, porém, necessária. 

h. Pontos críticos x soluções 

Foram encontrados pontos críticos na coleta e atualização de dados, posto que estes nem sempre são disponibilizados em tempo real, dando-se em períodos longos, defasando, muitas vezes, a informação. É possível amenizá-los a partir da programação periódica de atualizações dos painéis. 

4. MENSURAÇÃO DOS RESULTADOS

a. Resultados esperados 

Garantir maior acesso à informação e transparência ao cidadão quanto à gestão e aos gastos de recursos públicos. 

b. Resultados alcançados 

Aumento da transparência pública; crescimento no número de denúncias; proximidade com o cidadão; possibilidade de interação entre a sociedade e o tribunal, proporcionando à sociedade a possibilidade de fazer parte do processo de fiscalização; e fomentação do uso da tecnologia da informação entre os diversos órgãos do poder público, instituições de ensino e outras entidades da sociedade civil, aumentando a eficiência digital e proporcionando economia também na área ecológica, com diminuição de uso de papel e insumos. 

c. Lições aprendidas 

Ao implementar a ecoeficiência digital, percebeu-se que outras instituições e parceiros passaram a adotar também boas práticas na área. 

5. RECOMENDAÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO POR OUTROS TRIBUNAIS

Recomenda-se a adoção de medidas semelhantes por outros tribunais, posto que unificação, análise e consolidação de dados em painéis centralizados são essenciais no auxílio à tomada de decisões, no acompanhamento da evolução da educação e na eficiência dos gastos públicos. 

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