TCE-BA: Programa de Sustentabilidade

TCE-BA: Programa de Sustentabilidade

1. IDENTIFICAÇÃO

a. Título da prática

Programa de Sustentabilidade dos Tribunais de Contas da Bahia (TCeco) 

b. Indicador do MMD-TC a que se vincula

Accountability 

c. Descrição 

O Programa de Desenvolvimento e Sustentabilidade dos Tribunais de Contas da Bahia (TCeco) é fruto de parceria entre o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) e o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA), e tem por objetivo a adoção de práticas de preservação e sustentabilidade do meio ambiente na administração pública. 

2. SOBRE A BOA PRÁTICA

a. Título da prática 

Capacitação em business intelligence e ciência de dados para servidores e sociedade  

b. Indicador do MMD-TC a que se vincula  

QATC-27 

c. Descrição 

Treinamento em iniciação em business intelligence (BI) e ciência de dados para servidores do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) e sociedade. 

i. Objetivos 

As iniciativas do TCeco visam estimular o público interno (servidores e colaboradores) e jurisdicionados a implementarem práticas de sustentabilidade, com a obtenção de eficiência na atividade pública enquanto promovem a preservação do meio ambiente, dando transparência à gestão dos próprios. Além disso, a implementação dessas ações – em caráter permanente e contínuo – proporcionará aos órgãos envolvidos o atendimento dos princípios de eficiência, eficácia e economicidade, norteadores da boa administração pública. Nesse contexto, o TCeco foi implementado pela Comissão Mista Permanente de Sustentabilidade, composta por servidores do TCE-BA e do TCM-BA, tornando incisivas a tutela do patrimônio ambiental e as ações de responsabilidade socioambiental, favorecendo o aprimoramento da gestão pública. 

Apresentado ao público interno e externo, o Teco (mascote da campanha do TCeco) promove a divulgação do programa de sustentabilidade, convidando servidores e jurisdicionados a cultivarem hábitos sustentáveis a partir da economia de recursos naturais, além de colher ideias que possam contribuir para a economia e a preservação desses recursos. 

ii. Metodologia adotada 

Levantamento das deficiências e dos desperdícios, realização de estudo de viabilidade de ações a serem implementadas, planejamento, execução e aprimoramento. 

iii. Tecnologias empregadas, como softwares, “robôs”, acessos móveis, inteligência  artificial, scanner de pavimento etc. 

Otimização de sistemas desenvolvidos pela unidade de TI (Cedasc – ex.: E-Sol, ProInfo etc.); utilização de QR Code para acessar as informações sobre o TCeco, sintetizadas em um vídeo informativo; alimentação e atualização dos dados no sistema de monitoramento de gestão socioambiental da A3P (Ressoa), por meio do qual é possível fazer a compilação de dados e o envio do relatório de monitoramento anual. 

iv. Tempo da prática no tribunal

Boa prática iniciada em 2019. 

v. Houve compartilhamento com outros TCs? Quais?

Boa prática conjunta entre TCE-BA e TCM-BA. 

3. SOBRE O DESENVOLVIMENTO, A IMPLANTAÇÃO E A IMPLEMENTAÇÃO

a. Pessoas envolvidas na implantação e na implementação 

Presidência e Comissão Mista de Desenvolvimento e Sustentabilidade, integrada pelos servidores do TCE-BA Jorge Queiroz Felizola, Cristiano Pereira Rodrigues, Fernando Libório Antunes Teixeira e Valter Luz Almeida e pela servidora do TCM-BA Manuela Tobio Claro. 

4. MENSURAÇÃO DOS RESULTADOS

a. Resultados esperados, resultados alcançados, lições aprendidas 

Com a criação da Comissão de Desenvolvimento e Sustentabilidade dos Tribunais de Contas da Bahia, instituída por meio do Ato Conjunto nº 001, de 04/02/2019, foi implementada uma série de ações, conforme informamos a seguir: 

  • Redução no consumo de energia (agosto de 2019): menor consumo dos últimos 10 anos, representando uma redução de 25% em comparação à média histórica desse período.
  • Substituição de 2.810 lâmpadas fluorescentes por LED, fruto de parceria com a companhia de energia Coelba, sem custo para os tribunais. 
  • Redução no consumo de copos descartáveis para água (agosto de 2019): diminuição de 72% no consumo comparado ao mesmo período de 2018. 
  • Redução no consumo de copos descartáveis para café (agosto de 2019): diminuição de 23% no consumo comparado ao mesmo período de 2018. 
  • Redução no consumo de papel formato A4 (resma): diminuição de 28% no consumo comparado ao mesmo período de 2018. 

Porém, em razão da pandemia de covid-19, as atividades presenciais no edifício-sede do TCE/TCM foram suspensas em 2020, reflexo das determinações impostas pelo Governo do Estado no combate à pandemia, a exemplo da suspensão, por diversos momentos, dos serviços públicos não essenciais, acarretando a implementação, ainda que temporária, do trabalho remoto, o que se repetiu também no decorrer de 2021. 

Nesse contexto, e tendo em vista o seu caráter contínuo, as ações alusivas ao acompanhamento dos trabalhos realizadas pelo TCeco restaram prejudicadas nos anos de 2020 e 2021, impossibilitando, por consequência, a mensuração dessas ações, bem como a elaboração de novas metas, visto que as informações apresentariam distorção da realidade habitual vivenciada por este tribunal em momento anterior à pandemia de covid-19. 

Cabe salientar que, apesar das dificuldades enfrentadas durante o período pandêmico (2020/2021), o TCE-BA obteve a certificação, pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), do selo A3P, concedido anualmente a órgãos e entidades cujos dados de monitoramento do sistema de gestão socioambiental estejam de acordo com os princípios de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Em 18 de dezembro de 2021, o TCE-BA firmou o Termo de Adesão à Rede Nacional de Sustentabilidade no Legislativo, para intercâmbio de práticas e desenvolvimento de ações voltadas à gestão sustentável do Legislativo em âmbito nacional, conforme acordo de cooperação técnica celebrado entre o TCU, o Senado Federal e a Câmara dos Deputados, publicado no DOU de 03/12/2021. 

Além das ações supramencionadas, em 2021, o TCE-BA promoveu a reconstituição e a conversão de 182 (cento e oitenta e dois) processos desaparecidos, extraviados ou destruídos, resultando em economia substancial de papel A4 e toner (impressão), visto que tais expedientes tramitavam originalmente por meio físico. Também é importante registrar que 91,27% (2.165) do estoque processual do TCE-BA encontra-se totalmente digitalizado, restando apenas 8,73% dos processos em meio físico. 

5. OUTRAS INFORMAÇÕES

a. Links de acesso a publicações, notícias etc.

 

b. Logomarcas e imagens em alta resolução

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