1. IDENTIFICAÇÃO
a. Tribunal de Contas
Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO)
b. Endereço
Rua Presidente Dutra, 4.229, Olaria, 76801-327, Porto Velho/RO
c. Presidente
Paulo Curi Neto
d. Unidade responsável pela prática, fone, e-mail
Secretaria-Geral de Planejamento, (69) 3609-6294 ou (69) 3609-6295, [email protected]
e. Membro ou servidor responsável pela apresentação da prática, fone, e-mail
Igor Tadeu Ribeiro de Carvalho, (69) 99230-7557, [email protected]
2. SOBRE A BOA PRÁTICA
a. Título da prática
Gabinete de Articulação para Efetividade da Política da Educação em Rondônia (Gaepe-RO)
b. Indicador do MMD-TC a que se vincula
QATC-29 – Educação
Dimensão 29.4 – Ações para o retorno das atividades presenciais
c. Descrição
i. Objetivo
O objetivo da iniciativa é aperfeiçoar a governança multissetorial e multinível nas políticas educacionais no estado de Rondônia, em especial mediante diálogo, pactuação e monitoramento entre os atores responsáveis por sua execução e controle.
ii. Metodologia adotada
O Gabinete de Articulação para Efetividade da Política da Educação em Rondônia (Gaepe-RO) é um organismo multi-institucional, sob a coordenação do Instituto Articule e do Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), que tem a participação de órgãos de controle e do Sistema de Justiça, como o Tribunal de Contas (TCE-RO), os Ministérios Públicos de Contas (MPC-RO) e do Estado (MP-RO), o Tribunal de Justiça (TJ-RO) e a Defensoria Pública (DPE-RO), em constante diálogo com representantes da Secretaria de Educação do Estado (Seduc), da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Estadual de Educação (CEE) e da União dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme). O laboratório oferece expertise, “know-how” e elementos técnicos, a fim de indicar e fomentar a tomada de decisões relacionadas à manutenção do ensino público.
iii. Tecnologias empregadas, como softwares, “robôs”, acessos móveis, inteligência artificial, scanner de pavimento etc.
As reuniões são realizadas virtualmente, por meio de aplicativos de videoconferência, para ampliar a participação dos atores envolvidos.
iv. Tempo da prática no tribunal
Três anos (abril de 2020 até o momento).
v. Houve compartilhamento com outros TCs? Quais?
O Gaepe-RO serviu de referência para a criação de outras instâncias semelhantes em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará (Arquipélago do Marajó), São Paulo (Mogi), Piauí e o Gaepe-Brasil.
3. SOBRE O DESENVOLVIMENTO, A IMPLANTAÇÃO E A IMPLEMENTAÇÃO
a. Pessoas e setores envolvidos no desenvolvimento
A iniciativa nasceu da adesão ao acordo de cooperação firmado entre a Atricon, o IRB e o Instituto Articule, por meio do Termo de Adesão n.º 4/2020 (Processo SEI 1274/2020). Foi esse termo de adesão que subsidiou a implantação do Gaepe-RO, à época denominado Gabinete de Articulação para Enfrentamento da Pandemia na Educação no estado de Rondônia (Meta 3 do Termo de Adesão n.º 4/2020 – SEI 0201271).
b. Pessoas envolvidas na implantação e na implementação
Os principais atores envolvidos atualmente na implementação da iniciativa são: presidência do TCE-RO, Secretaria-Geral de Planejamento e Instituto Articule. Na sua implantação, foram congregados diversos segmentos do poder público, incluindo os órgãos do Sistema de Justiça (Tribunal de Justiça, Defensoria Pública do Estado, Ministério Público do Estado), além da participação direta dos principais atores públicos envolvidos diretamente na formulação e na gestão das políticas educacionais no estado e nos municípios – representantes da Secretaria de Educação do Estado (Seduc), da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Estadual de Educação (CEE) e da União dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme). O Instituto Articule participa como mediador e representante da sociedade civil. Atualmente, no TCE-RO, a Secretaria-Geral de Planejamento é responsável pela gestão da iniciativa, contando com forte apoio e patrocínio da presidência.
c. Conhecimentos necessários
A implementação da iniciativa não requer conhecimentos específicos.
d. Passos executados para o desenvolvimento, a implantação e a implementação
Em 2018, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) aderiu ao Projeto Integrar – realizado pelo TCU, em parceria com a OCDE, e com o apoio do IRB e da Atricon – para desenvolver um planejamento integrado no âmbito do controle externo para fiscalizar políticas descentralizadas. Em novembro de 2019, representantes do TCE-RO e do MPC-RO visitaram importantes instituições da sociedade civil envolvidas com projetos de melhoria da educação, o que resultou, já no início de 2020, na 1ª Reunião Técnica do Projeto Educação para discutir perspectivas de ações de controle externo das políticas educacionais em Rondônia.
A partir de 2020, após aderir ao acordo de cooperação firmado entre a Atricon, o IRB e o Instituto Articule, por meio do Termo de Adesão n.º 4/2020 (Processo SEI 1274/2020), o TCE-RO realizou uma série de fiscalizações com o objetivo de mitigar os efeitos da pandemia sobre a educação. Foi esse termo de adesão que subsidiou a implantação do Gaepe-RO, à época denominado Gabinete de Articulação para Enfrentamento da Pandemia na Educação no estado de Rondônia (Meta 3 do Termo de Adesão n.º 4/2020 – SEI 0201271).
Para dar continuidade às ações do Gaepe, em 2021 o TCE-RO firmou contrato com o Instituto Articule (Contrato n.º 15/2021 – SEI 001849/2021), com o escopo de prestar serviços de consultoria técnica, bem como para oferecer suporte às ações de fiscalização na área da educação (a primeira contratação teve início em 14/07/2021 e se prolongou até 13/07/2022).
Durante esse período de vigência contratual, os serviços prestados pelo Instituto Articule foram essenciais para a atuação do Gaepe. Somente em 2021, foram realizadas 24 reuniões virtuais, que ocorreram quinzenalmente. A consultoria do instituto abrangeu a governança promovida pelo Gaepe e, além das reuniões técnicas ordinárias, teve participação em eventos, como lives, seminários e capacitações, bem como na elaboração de notas técnicas e relatórios.
No que concerne às ações de fiscalização na área da educação, o Instituto Articule atuou no estudo de viabilidade e no apoio nas fases de planejamento da fiscalização, incluindo o processo de elaboração da matriz de planejamento e aplicação das técnicas de auditoria. Seu apoio se fez presente, ainda, na fase de execução da fiscalização, que incluiu a elaboração dos papéis de trabalho, e na fase de elaboração do relatório de auditoria.
Com o arrefecimento da emergência sanitária, o escopo do Gaepe foi ampliado para ajudar na articulação e na cooperação entre o setor público e a sociedade civil para o enfrentamento dos desafios da garantia da educação de qualidade com equidade, quando passou a receber a denominação de Gabinete de Articulação para Efetividade da Política da Educação em Rondônia (Gaepe-RO). Para dar continuidade ao Gaepe, foi realizada nova contratação com o objetivo de promover a governança do Gaepe, por meio da mediação das reuniões e da produção de conteúdo: (i) mediação das reuniões quinzenais do Gaepe por meio de seus consultores; (ii) participações em reuniões intermediárias de alinhamento com outros órgãos e providências para reuniões ordinárias; (iii) participação em eventos (lives, webinários etc.); e (iv) análise e produção de documentos para subsidiar o Gaepe (notas técnicas, estudos e relatórios).
e. Tempo para o desenvolvimento, a implantação e a implementação
Três anos.
f. Custo para o desenvolvimento, a implantação e a implementação
O contrato atual do Gaepe possui valor de R$ 711.480, com vigência de 24 meses.
g. Problemas enfrentados para o desenvolvimento, a implantação e a implementação
Devido à emergência sanitária, a realização de atividades presenciais foi prejudicada.
4. MENSURAÇÃO DOS RESULTADOS
a. Resultados esperados
Os produtos esperados da iniciativa são: (i) mediação das reuniões quinzenais do Gaepe por meio de seus consultores; (ii) participações em reuniões intermediárias de alinhamento com outros órgãos e providências para reuniões ordinárias; (iii) participação em eventos (lives, webinários, etc); e (iv) análise e produção de documentos para subsidiar o Gaepe (notas técnicas, estudos e relatórios). Mobilização das instituições integrantes para que os encaminhamentos se concretizem.
b. Resultados alcançados
No fechamento do ano de 2022, os resultados alcançados foram: (i) 19 reuniões realizadas com mediação e (ii) seis notas técnicas elaboradas com recomendações sobre: definição de parâmetros para a cedência e o retorno de servidores da educação para suas funções para não comprometer a continuidade da política educacional; institucionalização e implementação de princípios e práticas de qualidade da educação infantil; priorização para a efetiva implementação da estratégia Busca Ativa Escolar do Unicef; medidas para evitar ou mitigar o risco de suspensão das aulas presenciais em decorrência da obstrução das rodovias; adoção de medidas para a educação das relações étnico-raciais nas escolas.
c. Lições aprendidas
O patrocínio e o envolvimento direto da alta administração do TCE-RO asseguraram o sucesso da implementação da iniciativa.
Processo claro de definição de pautas comuns e reuniões regulares, com o uso de tecnologia para videoconferências, permitiu consolidar uma governança horizontal, intersetorial e interinstitucional pautada pela colaboração entre os atores envolvidos.
Envolvimento de atores do Sistema de Justiça contribuiu para firmar consensos e proporcionar maior segurança jurídica para os gestores.
Escuta ativa dos gestores das políticas educacionais sobre as dificuldades para o alcance dos resultados das políticas educacionais permite ter maior clareza sobre como o TCE e demais partes envolvidas podem contribuir para a resolutividade dos desafios da gestão.
5. RECOMENDAÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO POR OUTROS TRIBUNAIS
A iniciativa pode ajudar os TCs a se envolverem com as partes interessadas, reconhecendo seus diferentes papéis e pontos de vista, e disseminar boas práticas para melhoria de políticas.
6. OUTRAS INFORMAÇÕES
a. Links de acesso a publicações, notícias etc.
07 de junho de 2023, Porto Velho/RO.