TCE-SP: Painel do Tietê-Pinheiros

TCE-SP: Painel do Tietê-Pinheiros

1. IDENTIFICAÇÃO

a. Tribunal de Contas 

Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – TCE-SP 

b. Endereço 

Avenida Rangel Pestana, 315 – Centro, São Paulo/SP 

c. Presidente 

Conselheiro Sidney Estanislau Beraldo 

d. Unidade responsável pela prática, fone, e-mail  

Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), (11) 3292-3442, dti@tce.sp.gov.br e Departamento de Supervisão da Fiscalização (DSF1/DSF2), (11) 3292-3834/3676, dsf1@tce.sp.gov.br ou dsf1s@tce.sp.gov.br. 

e. Membro ou servidor responsável pela apresentação da prática, telefone, e-mail 

Silvia M. A. Guedes Gallardo, (11) 3292-3721, sgallardo@tce.sp.gov.br e Viviane Hiebra Gonçalves, (11) 3292-3721, vhgoncalves@tce.sp.gov.br 

2. SOBRE A BOA PRÁTICA

a. Título da prática 

Painel do Tietê-Pinheiros 

b. Indicador do MMD-TC a que se vincula 

QATC-16 – Fiscalização e auditoria de obras e serviços de engenharia e QATC-30 – Transparência. 

c. Descrição 

i. Objetivos 

O Painel Tietê-Pinheiros tem como intuito apresentar a situação dos contratos de obras do Programa de Despoluição do Rio Tietê e do Programa Novo Rio Pinheiros realizados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e que estão em exame pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). 

O objetivo do Programa de Despoluição do Rio Tietê é a recuperação da qualidade das águas na Região Metropolitana de São Paulo. Os contratos apresentados são referentes às etapas em execução III e IV do projeto. 

O Programa Novo Rio Pinheiros, lançado em 2019, é uma ação conjunta de órgãos e empresas estaduais com o propósito de reduzir o esgoto lançado em seus afluentes e melhorar a qualidade da água até 2022. 

O Painel Tietê-Pinheiros exibe também o resultado das medições realizadas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) a respeito da qualidade da água dos rios e do nível de saneamento básico dos municípios em que os rios Tietê e Pinheiros são corpos receptores de carga poluidora. 

ii. Metodologia adotada

Levantamento dos contratos de obras do Programa de Despoluição do Rio Tietê e do Programa Novo Rio Pinheiros realizados pela Sabesp, com informações como valor inicial, valor atualizado, data de início, data prevista para encerramento, situação (concluído ou em execução ou rescindido), percentuais de execução física e financeira, valor pago e município de referência. 

Divulgação de índices de qualidade divulgados pela CETESB, a saber:  

  • IVA: Índice de Preservação da Vida Aquática. Avalia a qualidade da água para fins de proteção da fauna e flora em geral, diferenciado, portanto, de um índice para avaliação da água para o consumo humano e recreação de contato primário. O IVA leva em consideração a presença e concentração de contaminantes químicos tóxicos, seu efeito sobre os organismos aquáticos (toxicidade) e duas das variáveis consideradas essenciais para a biota (pH e oxigênio dissolvido). 
  • IQA: avalia a qualidade da água, com vistas ao recebimento de efluentes de origem orgânica, principalmente, os esgotos domésticos. 

iii. Tecnologias empregadas, como softwares, “robôs”, acessos móveis, inteligência artificial, scanner de pavimento etc 

Tecnologias e protocolos Internet, como Java e Javascript, bibliotecas gratuitas de código aberto (open-source) para o uso de mapas (Leaflet) e para o uso de gráficos (HighCharts), além de ferramenta open-source de inteligência de negócio (Business Intelligence) denominada Pentaho. 

iv. Tempo da prática no Tribunal 

Desde janeiro de 2020. 

v. Houve compartilhamento com outros TCs? Quais? 

Não. 

3. SOBRE O DESENVOLVIMENTO, A IMPLANTAÇÃO E A IMPLEMENTAÇÃO

a. Pessoas e setores envolvidos no desenvolvimento 

Diretorias de Fiscalização e Núcleo de Acompanhamento da Execução Contratual (NAEC), por meio dos agentes de fiscalização e Departamento de Tecnologia da Informação (DTI). 

b. Pessoas envolvidas na implantação e na implementação 

Diretorias de Fiscalização e Núcleo de Acompanhamento da Execução Contratual (NAEC), por meio dos agentes de fiscalização e Departamento de Tecnologia da Informação (DTI). 

c. Conhecimentos necessários 

Conhecimento das ferramentas tecnológicas utilizadas, pesquisas sobre o assunto referente à despoluição dos rios. 

d. Passos executados para o desenvolvimento, a implantação e a implementação 

I) mapeamento dos órgãos relacionados aos programas de despoluição dos rios e a responsabilidade de cada um deles; II) levantamento dos principais indicadores relacionados ao objeto de despoluição dos rios; III) requisição de informações acerca dos índices de qualidade e desempenho correlacionados; IV) requisição de informações sobre os contratos firmados relacionados ao objeto; V) levantamento de dados detalhados de tais contratos pela fiscalização; VI) consolidação dos dados e envio para o Departamento de Tecnologia da Informação para verificação da suficiencia de informações para divulgação e elaboração do painel; VII) desenvolvimento do painel; VIII) divulgação ao público.

e. Tempo para o desenvolvimento, a implantação e a implementação 

4 meses, envolvendo a coleta de dados e a elaboração do painel. 

f. Custo para o desenvolvimento, a implantação e a implementação 

Informação indisponível. Foram considerados apenas recursos humanos e tecnológicos internos à instituição. 

g. Problemas enfrentados para o desenvolvimento, a implantação e a implementação 

Dificuldades com a atualização dos dados, já que requer levantamento detalhado do andamento de informações de diversos contratos pela fiscalização. 

h. Pontos críticos x soluções 

Uma dificuldade enfrentada foi a necessidade de atualização periódica de grande número de dados. A solução dependeu de articulação e acompanhamento bem definidos por setor responsável pela coordenação da fiscalização (DSF) e consolidação das informções em processo SEI específico. 

4. MENSURAÇÃO DOS RESULTADOS

a. Resultados esperados 

Fomentar as atividades de fiscalização por parte da sociedade, por meio do cruzamento de dados e da diminuição do tempo consumido na procura por informações relevantes por concentrá-las num único lugar, com uso de linguagem simples e de fácil entendimento. 

b. Resultados alcançados 

Apresentação de forma transparente e consolidada de todos os contratos vigentes, com sua situação física e financeira.  

c. Lições aprendidas 

Importância da ferramenta para controle social e como portal que possibilita análise cruzada de dados das contratações e da evolução dos resultados obtidos. 

5. RECOMENDAÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO POR OUTROS TRIBUNAIS

a. Mapeamento de questões ambientais relevantes no município relativas à poluição dos recursos hídricos, identificação e contato com órgãos públicos e empresas responsáveis pelas atividades de saneamento, em especial abastecimento de água e tratamento de esgotos para definição das informações mais importantes que devem ser levantadas, bem como de sua relevância para ilustrar o tema de forma clara para a população. 

b. Necessária articulação entre diferentes áreas e monitoramento do painel para atualizações periódicas e elaboração de relatórios com informações gerenciais para análise consolidada pelos conselheiros relatores. 

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

a. Links de acesso a publicações, notícias etc.

 

b. Logomarcas e imagens em alta resolução. 

7 de junho de 2023, São Paulo.

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