TCM-SP: IRIS – Informações e Relatórios de Interesse Social

TCM-SP: IRIS – Informações e Relatórios de Interesse Social

1. IDENTIFICAÇÃO

a. Tribunal de Contas 

Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCE-SP) 

b. Endereço 

Avenida Professor Ascendino Reis, 1.130 – Vila Clementino, São Paulo/SP 

c. Presidente  

Eduardo Tuma 

d. Unidade responsável pela prática, fone, e-mail 

Unidade de Informações Estratégica, (11) 5080-1356, uie@tcm.sp.gov.br 

e. Membro ou servidor responsável pela apresentação da prática, fone, e-mail 

Dílson Ferreira da Cruz Junior, (11) 5080-1356, dilson.cruz@tcm.sp.gov.br

2. SOBRE A BOA PRÁTICA

a. Título da prática  

IRIS – Informações e Relatórios de Interesse Social 

b. Indicador do MMD-TC a que se vincula  

QATC-04 – Accountability 

c. Descrição 

i. Objetivos

Disponibilizar para a população informações sobre a execução do orçamento do Município de São Paulo e sobre as contratações e licitações realizadas.  

ii. Metodologia adotada

Inserção dos dados em um sítio específico da internet. 

iii. Tecnologias empregadas, como softwares, “robôs”, acessos móveis, inteligência artificial, scanner de pavimento etc 

Cruzamento de dados extraídos automaticamente das bases de dados de diversos órgãos da Prefeitura de São Paulo, mediante o uso de robôs. Em nenhum momento, há interferência manual na manipulação das informações, que são obtidas e utilizadas na sua forma original. 

iv. Tempo da prática no tribunal 

Cinco anos. 

v. Houve compartilhamento com outros TCs? Quais? 

Não. 

3. SOBRE O DESENVOLVIMENTO, A IMPLANTAÇÃO E A IMPLEMENTAÇÃO

a. Pessoas e setores envolvidos no desenvolvimento 

Unidade de Informações Estratégicas e Unidade Técnica de Desenvolvimento de Sistemas. 

b. Pessoas envolvidas na implantação e na implementação  

Técnicos da Unidade de Informações Estratégicas e da Unidade Técnica de Desenvolvimento de Sistemas. 

c. Conhecimentos necessários  

O IRIS não requer conhecimentos específicos para sua utilização. 

d. Passos executados para o desenvolvimento, a implantação e a implementação 

Definição das informações a serem disponibilizadas. 

Definição do leiaute das telas e da interface com o usuário. 

Desenvolvimento de códigos. 

Homologação e correção. 

Elaboração de tutoriais. 

Implantação em produção. 

e. Tempo para o desenvolvimento, a implantação e a implementação 

O sistema vem sendo aperfeiçoado e ampliado desde sua primeira versão, em 2018. 

f. Custo para o desenvolvimento, a implantação e a implementação  

Não disponível. 

g. Problemas enfrentados para o desenvolvimento, a implantação e a implementação 

Adequação da ferramenta ao usuário externo e ao seu nível de conhecimento. 

h. Pontos críticos x soluções 

O ponto crítico é o fato de o usuário final ser desconhecido e anônimo. A solução encontrada foi a elaboração de tutoriais e a criação de uma ferramenta de comunicação – fale conosco. 

4. MENSURAÇÃO DOS RESULTADOS

a. Resultados esperados 

Conscientização da sociedade para a importância de acompanhar rotineiramente a execução do orçamento municipal e as contratações e licitações realizadas.  

b. Resultados alcançados  

Disponibilização para a sociedade e para a imprensa de dados que antes eram de difícil obtenção.  

c. Lições aprendidas  

O IRIS tem propiciado à sociedade ferramentas amigáveis, fáceis de serem utilizadas e que apresentam informações relevantes. Um indicador de sucesso do IRIS é justamente o fato de a demanda por informações aumentar à medida que cresce o uso da ferramenta. Por isso, o TCM-SP está trabalhando para, em breve, também apresentar informações simples sobre o cumprimento da LRF e sobre a regionalização do orçamento. 

5. RECOMENDAÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO POR OUTROS TRIBUNAIS

Ter em mente que o usuário final desse tipo de ferramenta não possui os conhecimentos que normalmente possuem os servidores dos tribunais. 

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

a. Links de acesso a publicações, notícias etc.

 

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