QATC
O Programa Qualidade Agilidade dos Tribunais de Contas (QATC) objetiva uniformizar e integrar os métodos de controle dos Tribunais de Contas brasileiros, preservando as características das áreas de jurisdição de cada uma das instituições.
O QATC, principal ação da Atricon para o aprimoramento do sistema, é composto por três projetos: Resoluções-Diretrizes, Marco da Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC) e Boas Práticas dos Tribunais de Contas.
As Resoluções-Diretrizes são instrumentos aprovados a partir de ampla discussão com membros e técnicos dos Tribunais de Contas brasileiros e dão publicidade às diretrizes a serem adotadas como referência no exercício do controle externo, subsidiando a melhoria dos processos, produtos e serviços.
Por sua vez, o MMD-TC é uma ferramenta que, para além de possibilitar a medição do desempenho dos Tribunais de Contas brasileiros, promove o contínuo aprimoramento do sistema nacional de controle externo.
Já as Boas Práticas têm por objetivo promover o intercâmbio de experiências exitosas e de técnicas e sistemas relevantes à sociedade, estimulando as atividades de cooperação de conhecimentos entre os Tribunais de Contas.
Assim, o QATC busca fortalecer o sistema nacional de controle externo e contribuir para que os Tribunais de Contas atuem de maneira harmônica e uniforme, aprimorem a qualidade e a agilidade das auditorias e dos julgamentos, valorizem o controle social e ofereçam serviços de excelência à sociedade, a partir de padrões de fácil implementação e avaliação.
Últimas notícias
- Boas práticas do TCE-AM atingem excelência e podem servir de modelo para tribunais do país
- MMD-TC: TCDF sedia encontro da Atricon sobre consolidação de resultados
- Marco de Medição dos Tribunais de Contas terá resultados divulgados no IX ENTC
- MMD-TC passa por auditoria da Fundação Vanzolini
- Painel que exibe contribuições previdenciárias aos RPPS dos municípios é boa prática do TCE-ES