1. IDENTIFICAÇÃO
a. Tribunal de Contas
Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC)
b. Endereço
Avenida Ceará, 2.994, 7º BEC, 69918-111, Rio Branco/Acre
c. Presidente
Conselheiro José Ribamar Trindade de Oliveira
d. Unidade responsável pela prática, fone, e-mail
Presidência TCE-AC, (68) 3025-2032, [email protected]
2. SOBRE A BOA PRÁTICA
a. Título da prática
Amazônia Transparente
b. Indicador do MMD-TC a que se vincula
QATC-30 – Transparência
c. Descrição
Portal que concentra todas as informações pertinentes à gestão pública.
i. Objetivo
Disponibilizar ao cidadão mecanismos para avaliação das políticas públicas, por meio do portal, sendo claras, transparentes e concomitantes.
ii. Metodologia adotada
Mineração de dados, utilizando técnicas de Machine Learning e Business Intelligence, associada a ciência de dados.
iii. Tecnologias empregadas
Qlik Sense, Microsoft Power BI, Machine Learning, SQL Server, Python Statistics.
iv. Tempo da prática no tribunal
Desenvolvida e disponibilizada desde 2021, e em prática atualmente.
v. Houve compartilhamento com outros TCs? Quais?
Não houve compartilhamento, apenas apresentação de propostas.
3. SOBRE O DESENVOLVIMENTO, A IMPLANTAÇÃO E A IMPLEMENTAÇÃO
a. Pessoas e setores envolvidos no desenvolvimento
Diretoria de Tecnologia da Informação, Escola de Contas e Diretoria de Auditoria Financeira e Orçamentária do TCE-AC.
b. Pessoas envolvidas na implantação e na implementação
Diretoria de Tecnologia da Informação e Escola de Contas do TCE-AC.
c. Conhecimentos necessários
Conhecimento sobre Business Intelligence e suas ferramentas, aprendizado de máquinas, mineração de dados e banco de dados.
d. Passos executados para o desenvolvimento, a implantação e a implementação
Estudo de relatórios, levantamento de requisitos, criação de dashboards, seleção de dados necessários.
e. Tempo para o desenvolvimento, a implantação e a implementação
Aproximadamente 10 meses.
f. Custo para o desenvolvimento, a implantação e a implementação
Custos operacionais ordinários.
g. Problemas enfrentados para o desenvolvimento, a implantação e a implementação
Por depender de fornecimento de dados por órgãos superiores, que nem sempre os atualizam com a constância desejada, a coleta de dados mostrou-se dificultosa, porém, necessária.
h. Pontos críticos x soluções
Foram encontrados pontos críticos na coleta e atualização de dados, posto que estes nem sempre são disponibilizados em tempo real, dando-se em períodos longos, defasando, muitas vezes, a informação. É possível amenizá-los a partir da programação periódica de atualizações dos painéis.
4. MENSURAÇÃO DOS RESULTADOS
a. Resultados esperados
Garantir maior acesso à informação e transparência ao cidadão quanto à gestão e aos gastos de recursos públicos.
b. Resultados alcançados
Aumento da transparência pública; crescimento no número de denúncias; proximidade com o cidadão; possibilidade de interação entre a sociedade e o tribunal, proporcionando à sociedade a possibilidade de fazer parte do processo de fiscalização; e fomentação do uso da tecnologia da informação entre os diversos órgãos do poder público, instituições de ensino e outras entidades da sociedade civil, aumentando a eficiência digital e proporcionando economia também na área ecológica, com diminuição de uso de papel e insumos.
c. Lições aprendidas
Ao implementar a ecoeficiência digital, percebeu-se que outras instituições e parceiros passaram a adotar também boas práticas na área.
5. RECOMENDAÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO POR OUTROS TRIBUNAIS
Recomenda-se a adoção de medidas semelhantes por outros tribunais, posto que unificação, análise e consolidação de dados em painéis centralizados são essenciais no auxílio à tomada de decisões, no acompanhamento da evolução da educação e na eficiência dos gastos públicos.