TCE-AM: Avaliação formativa em ambiente virtual assíncrono: desafios e oportunidades

TCE-AM: Avaliação formativa em ambiente virtual assíncrono: desafios e oportunidades

1. IDENTIFICAÇÃO

a. Tribunal de Contas 
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) 

b. Endereço 
Avenida Efigênio Salles, 1.155, Aleixo, 69057-050, Manaus/AM  

c. Presidente 
Érico Xavier Desterro e Silva  

d. Unidade responsável pela prática 
Escola de Contas Públicas  

2. SOBRE A BOA PRÁTICA

a. Título da prática 
Avaliação formativa em ambiente virtual assíncrono: desafios e oportunidades 

b. Indicador do MMD-TC a que se vincula 
QATC-07 – Desenvolvimento profissional  

c. Descrição  

i. Objetivos  

Implantar o ambiente de aprendizagem assíncrono Google Classroom, de forma que fosse possível fazer uma avaliação contínua e formativa com interação entre pares; elaborar um design instrucional voltado para as necessidades específicas de aprendizagem.  

ii. Metodologia adotada  

Primeiramente, foi definido o conceito u-learning, a partir do qual é possível fazer o uso de ambientes de aprendizagem personalizados, que integram computação, comunicação e dispositivos capazes de tornar a aprendizagem mais imersiva, colocando o participante da atividade pedagógica como protagonista da aprendizagem, utilizando a metodologia ativa.  

iii. Tecnologias empregadas, como softwares, “robôs”, acessos móveis, inteligência artificial, scanner de pavimento etc.

Foram utilizadas as seguintes ferramentas tecnológicas: Google Classroom, MindMeister, Canva e Lucidchart. 

iv. Tempo da prática no tribunal 
Dois anos.  

v. Houve compartilhamento com outros TCs? Quais?  
Não.  

3. SOBRE O DESENVOLVIMENTO, A IMPLANTAÇÃO E A IMPLEMENTAÇÃO

a. Pessoas e setores envolvidos no desenvolvimento 
Pedagoga da Escola de Contas Públicas 

b. Pessoas envolvidas na implantação e na implementação 
Pedagoga e assessores da Escola de Contas Públicas. 

c. Conhecimentos necessários 
Tecnologia da Educação 

d. Passos executados para o desenvolvimento, a implantação e a implementação 

  • Levantamento de necessidades das temáticas de capacitação.  
  • Treinamento da equipe pedagógica para tutoria das salas virtuais.  
  • Elaboração do cronograma de atividades avaliativas e aulas.  
  • Criação das salas virtuais.  
  • Acompanhamento das postagens e desenvolvimento das atividades.  
  • Feedback das atividades.  
  • Análise do desempenho contínuo dos participantes, realizando a busca ativa quando necessário.  
  • Verificação do mapa mental.  

e. Tempo para o desenvolvimento, a implantação e a implementação 
Um ano.  

f. Custo para o desenvolvimento, a implantação e a implementação 
Assinatura de conta Google Workspace. 

g. Problemas enfrentados para o desenvolvimento, a implantação e a implementação 

Escassez de servidores com competências e habilidades necessárias para assumirem o papel de tutores, com o objetivo de acompanhar individualmente o processo de ensino-aprendizagem de cada participante. 

h. Pontos críticos x soluções 

Os pontos críticos encontrados inicialmente foram direcionar os participantes das atividades pedagógicas na utilização das tecnologias educacionais e criar ferramentas para ambientá-los, auxiliando em seu processo de ensino-aprendizagem.   

A solução encontrada foi adequar o cronograma dos cursos, inserindo uma etapa inicial de ambientação, na qual os participantes puderam ter acesso a tutorial de uso da plataforma, vídeo com dicas de como estudar em EaD, momento de apresentação para a turma e uma mensagem de boas-vindas do coordenador-geral.  

4. MENSURAÇÃO DOS RESULTADOS

a. Resultados esperados  

Pensou-se em criar um ambiente virtual de aprendizagem, onde os servidores pudessem, de forma assíncrona, interagir e tornar-se sujeitos ativos de sua aprendizagem, por meio de fóruns de discussão e elaboração de mapa mental como avaliação final.  

Realizar uma avaliação, de forma individualizada, no decorrer de todo o processo, objetivando uma avaliação qualitativa e formativa.  

b. Resultados alcançados  

No ecossistema escolhido para implantar o ambiente de aprendizagem assíncrono, pensou-se em como realizar uma avaliação contínua e formativa com interação entre pares. Assim, foram criados fóruns de discussão ao final de cada aula, nos quais os cursistas podiam escrever suas impressões sobre o que havia sido aprendido e tinham acesso às respostas dos colegas, gerando um grande debate sobre o tema abordado. Além dessa avaliação contínua, houve a necessidade de criar um momento para avaliação do que foi gerado de conhecimento durante todo o curso. Então, desenvolveu-se a seção final, onde o cursista, de forma individual, criava um mapa mental, com o auxílio de ferramentas tecnológicas para sistematizar todos os objetos de aprendizagem do curso, trabalhando as competências e as habilidades da temática exposta. 

Diferentemente das avalições via formulário digital – nas quais, mesmo que o cursista não tivesse participado do curso de forma efetiva, as perguntas de múltipla escolha possibilitavam a escolha aleatória das respostas corretas –, na metodologia de avaliação em que usamos o mapa mental, associado a ferramentas tecnológicas, o cursista precisa rever quais pontos e tópicos ele gostaria de destacar nessa atividade, dando autonomia e enfatizando quem é o sujeito da aprendizagem por meio do protagonismo avaliativo.

c. Lições aprendidas  

A EaD nos mostra diferenças incomparáveis em relação ao ensino presencial, como a flexibilidade de horário, o contato com novas tecnologias e o desenvolvimento de autodisciplina. No entanto, para que o objetivo do curso seja alcançado de forma exitosa, é necessário conhecer profundamente os tipos de design instrucional, seguindo as etapas de análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação, para que o curso seja estruturado de maneira que, ao final do processo, o participante esteja realmente capacitado na temática trabalhada.  

Realizar essa avaliação contínua traz como desafios priorizar a especificação de objetivos de aprendizagem e, assim, possibilitar task analysis de cada cursista, mesmo na modalidade EaD. Nossa maior aprendizagem, nesse processo de uso de ambiente virtual assíncrono para promoção de formação, é que precisamos estar continuamente em busca de soluções educacionais que tenham maior personalização dos dados educacionais, focando não somente nos resultados de aprendizagem, mas na criação de experiências de aprendizagem inovadoras. 

5. RECOMENDAÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO POR OUTROS TRIBUNAIS

  • Organizar a equipe pedagógica para realizar um levantamento de necessidades.  
  • Escolher o design instrucional que se adeque melhor à necessidade de formação.  
  • Montar a sala virtual, definindo e treinando tutores para realizar o acompanhamento.  
  • Definir as atividades avaliativas de forma que haja momentos de interação.  
  • As aulas gravadas precisam ter conteúdos objetivos e curta duração. 

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

a. Links de acesso a publicações, notícias etc.

b. Logomarcas e imagens em alta resolução.

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