TCE-AM: Ouvidoria Estudantil

TCE-AM: Ouvidoria Estudantil

1. IDENTIFICAÇÃO

a. Tribunal de Contas

Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM)

b. Endereço

Avenida Efigênio Salles, 1.155, Aleixo, 69057-050, Manaus/AM

c. Presidente

Érico Xavier Desterro e Silva

d. Unidade responsável pela prática, fone, e-mail

Ouvidoria, (92) 3301-8222, ouvidoria@tce.am.gov.br

e. Membro ou servidor responsável pela apresentação da prática, fone, e-mail

Bruno Araujo de Oliveira, (92) 3301-8222, oliveira@tce.am.gov.br; Matheus Menezes de Aguiar, matheus.aguiar@tce.am.gov.br

2. SOBRE A BOA PRÁTICA

a. Título da prática

Ouvidoria Estudantil

b. Indicador do MMD-TC a que se vincula

QATC-04 – Accountability

c. Descrição

O projeto Ouvidoria Estudantil visa promover a participação dos alunos do ensino fundamental das escolas públicas municipais no controle social, pressupondo, assim, a efetiva participação da sociedade, na forma do grêmio estudantil das escolas públicas, não só no auxílio da gestão, mas também no desenvolvimento de projetos no âmbito escolar.

Vale destacar a parceria da Ouvidoria desta Corte de Contas com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) do município de Manaus (AM). Além disso, a ação é executada a partir dos alunos do ensino fundamental com apoio dos grêmios estudantis das escolas participantes, considerando que são a representação máxima dos estudantes dentro de uma escola, tendo entre seus objetivos representar os interesses, incentivar e fortalecer ações.

O objetivo geral é capacitar os jovens alunos da rede pública municipal de ensino, a fim de promover a participação cidadã dos estudantes, fortalecendo o controle social, além da promoção do protagonismo juvenil.

No que diz respeito aos objetivos específicos:

  • impulsionar a capacidade de intervenção e representatividade dos jovens alunos para que cumpram seu papel no controle social da gestão pública;
  • promover o protagonismo juvenil;
  • envolver os participantes no debate direcionado à cidadania;
  • estimular os participantes a disseminar as informações adquiridas com a interação entre os pares, durante as palestras, em todos os espaços de convivência;
  • contribuir para a formação cidadã dos alunos, estimulando o pensar e o agir coletivos e o protagonismo na transformação e na construção das políticas públicas, por meio das ações desenvolvidas na comunidade escolar;
  • estimular a busca de soluções para as origens das reclamações;
  • estimular o diálogo e zelar pelo cumprimento dos direitos dos cidadãos e usuários dos serviços públicos.

A metodologia aplicada consiste em atividades de formação, treinamento e monitoramento, distribuídas ao longo do ano letivo, de acordo com a disponibilidade do calendário escolar, sendo discutidas e programadas antecipadamente com a Semed e os gestores das escolas.

No que diz respeito ao tempo da prática realizada pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), o projeto teve início em 2019, com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, e o desenvolvimento das atividades ocorreu no ano seguinte. Logo, já são quatro anos de projeto. Nesse período, houve compartilhamento com o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS).

3. SOBRE O DESENVOLVIMENTO, A IMPLANTAÇÃO E A IMPLEMENTAÇÃO

a. Pessoas e setores envolvidos no desenvolvimento
Equipe da Ouvidoria e presidência da Corte.

b. Pessoas envolvidas na implantação e na implementação
Equipe da Ouvidoria e Assistência Militar.

c. Conhecimentos necessários
Boas práticas em ouvidoria e em gestão escolar.

d. Passos executados para o desenvolvimento, a implantação e a implementação
Elaboração do projeto básico e apresentação à presidência do tribunal de contas e à Secretaria Municipal de Educação.

e. Tempo para o desenvolvimento, a implantação e a implementação
Seis meses.

f. Custo para o desenvolvimento, a implantação e a implementação
Custo do material gráfico, da urna para o depósito dos cartões-respostas e de material de expediente.

g. Problemas enfrentados para o desenvolvimento, a implantação e a implementação
Não houve problemas.

h. Pontos críticos x soluções
Falta de interesse dos alunos das escolas participantes. Para solucionar os pontos críticos, entende-se que há necessidade de apresentação dos problemas resolvidos pelo Grêmio Estudantil/Projeto Ouvidoria Estudantil.

4. MENSURAÇÃO DOS RESULTADOS

a. Resultados esperados
Maior participação da comunidade escolar no exercício do controle social, bem como melhorias nas escolas participantes.

b. Resultados alcançados
Participação ativa dos grêmios estudantis nas tomadas de decisão e melhor compreensão sobre a rotina escolar e suas necessidades, além das melhorias no ambiente escolar.

c. Lições aprendidas
Necessidade de fomentar e aproximar os órgãos de controle das escolas públicas de ensino.

5. RECOMENDAÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO POR OUTROS TRIBUNAIS

a. Realizar reuniões com as Secretarias Municipais/Estaduais de Educação para deliberação e conhecimento da realidade escolar.

b. Planejar e executar ações pedagógicas cujo público-alvo sejam os alunos da rede pública de ensino, tendo como objetivo divulgar, aproximar e apresentar a missão e os valores da Corte de Contas.

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

a. Link para acesso a notícia

b. Logomarcas e imagens em alta resolução

02 de junho de 2023, Manaus/AM.

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