TCE-GO: Accountability por meio do Boletim de Governança e Gestão – BGG

TCE-GO: Accountability por meio do Boletim de Governança e Gestão – BGG

1. IDENTIFICAÇÃO

a. Tribunal de Contas 

Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) 

b. Endereço 

Avenida Ubirajara Berocan Leite, 640, Setor Jaó, 74674-015, Goiânia/GO  

c. Presidente  

Conselheiro Saulo Marques Mesquita 

d. Unidade responsável pela prática, fone, e-mail 

Diretoria de Governança, Planejamento e Gestão (DI-PLAN), (62) 3228-2714, planejamento@tce.go.gov.br

e. Membro ou servidor responsável pela apresentação da prática, fone, e-mail  

Sérvio Túlio Teixeira e Silva, (62) 3228-2548 ou (62) 98117-7365, stteixeira@tce.go.gov.br

2. SOBRE A BOA PRÁTICA

a. Título da prática  

Accountability por meio do Boletim de Governança e Gestão – BGG 

b. Indicador do MMD-TC a que se vincula 

QATC-04 – Accountability 

c. Descrição  

A prática consiste na implementação de um mecanismo de accountability do Sistema de Gestão Integrado (SGI), efetivada por meio do Boletim de Governança e Gestão (BGG). Direcionado às diversas partes interessadas do tribunal, ele é um instrumento trimestral de prestação de contas das principais atividades finalísticas, de gestão e de suporte, bem como de registro da memória organizacional do TCE-GO. 

i. Objetivos

Apresentar conteúdo gerencial sobre o TCE-GO, de modo a gerar maior disseminação de informações.  

Ampliar a participação de membros, servidores, gestores e da sociedade na vida organizacional do TCE-GO. 

ii. Metodologia adotada 

Com a implantação das normas ISO 9001:2015 e 14001:2015 em 2018 e 27001:2013 em 2022, o TCE-GO foi submetido a vários aspectos de melhoria da gestão organizacional, fato que despertou a necessidade de reunião de esforços de comunicação sobre aspectos de gestão. Uma das vertentes dos esforços de comunicação é o BGG. A cada três meses, são coletadas as principais notícias relacionadas a controle externo e valor para o cidadão, governança e gestão no TCE-GO e, também, sobre os resultados apurados do trimestre concernentes às fiscalizações e melhorias de gestão. A partir de então, é elaborado o texto-base para o documento e revisado no âmbito da Diretoria de Governança, Planejamento e Gestão (DI-PLAN). Posteriormente, o texto passa por revisão de linguagem e por diagramação pela Diretoria de Comunicação (DI-COM), sendo publicado na sequência, conforme padronizado em rotina descrita no PO-Gerir Accountability do SGI. 

iii. Tecnologias empregadas, como softwares, “robôs”, acessos móveis, inteligência artificial, scanner de pavimento etc. 

  • Utilização de software de design Adobe Illustrator para diagramação. 
  • Qlik Sense para consolidação dos resultados de fiscalizações e melhorias de gestão. 

iv. Tempo da prática no tribunal 

Três anos (implementada em 2020). 

v. Houve compartilhamento com outros TCs? Quais?

Não. 

3. SOBRE O DESENVOLVIMENTO, A IMPLANTAÇÃO E A IMPLEMENTAÇÃO

a. Pessoas e setores envolvidos no desenvolvimento 

Diretoria de Governança, Planejamento e Gestão (DI-PLAN), na concepção do documento; e Diretoria de Comunicação (DI-COM), com a parte gráfica. 

b. Pessoas envolvidas na implantação e na implementação 

Bruno Batista, Leandro Santana e Juliana Kava (DI-PLAN); Heloísa Lima e Anderson de Castro (DI-COM), com a parte gráfica e revisão textual. 

c. Conhecimentos necessários 

Conhecimento em gestão da informação. 

d. Passos executados para o desenvolvimento, a implantação e a implementação 

  • Definição das partes interessadas nas atividades do TCE-GO.
  • Estruturação do conteúdo do boletim para atender às partes interessadas.
  • Desenvolvimento e elaboração da solução. 

e. Tempo para o desenvolvimento, a implantação e a implementação 

Seis meses. 

f. Custo para o desenvolvimento, a implantação e a implementação 

Ferramenta de gestão desenvolvida internamente, não havendo custos. 

g. Problemas enfrentados para o desenvolvimento, a implantação e a implementação 

  • Descentralização da responsabilidade pela prestação de contas. 
  • Falta de rotinas gerenciais de prestação de contas que apoiem a consolidação das informações a serem apresentadas no boletim. 
  • Esforço de simplificação da linguagem. 
  • Esforço de direcionamento ao público-alvo.

h. Pontos críticos x soluções 

  • Utilização das notícias publicadas no portal do TCE-GO como fonte de informação para os principais fatos. 

4. MENSURAÇÃO DOS RESULTADOS

a. Resultados esperados 

  • Aperfeiçoamento das relações com as partes interessadas. 
  • Integração e simplificação das técnicas administrativas, reforçando aspectos de transparência, responsabilidade e prestação de contas em nível de gestão como elementos essenciais para a legitimidade da função de controle desempenhada pelos tribunais de contas.  

b. Resultados alcançados 

  • Realização da accountability do TCE-GO, à luz de sua missão constitucional, bem como da política e dos objetivos estratégicos definidos no Plano Estratégico da Corte. 
  • Divulgação da prestação de contas de atividades finalísticas, de gestão e suporte do TCE-GO, de forma condensada. 
  • Realização de um memorial de notícias a partir das informações armazenadas. 
  • Apoio à consolidação de resultados organizacionais nas rotinas de relatórios trimestrais, anuais e de transição de gestão.  

c. Lições aprendidas 

Havia um problema com a condensação e a disponibilização de informações de governança e gestão, que se tornaram esparsas, entre outras necessidades. Com o advento do BGG, essas informações são selecionadas, publicadas e arquivadas, facilitando a busca sobre o assunto e ofertando informações gerenciais aos gestores. 

5. RECOMENDAÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO POR OUTROS TRIBUNAIS

  • Buscar organizar as informações de acordo com o público esperado.  
  • Ofertar transparência e fomento à prestação de contas em nível gerencial sobre assuntos de interesse das partes interessadas na atuação do tribunal (membros, servidores, jurisdicionados, sociedade etc.). 

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

a. Links de acesso a publicações, notícias etc.

 

12 de junho de 2023, Goiânia/GO. 

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