1. IDENTIFICAÇÃO
a. Tribunal de Contas
Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO)
b. Endereço
Avenida Ubirajara Berocan Leite, 640 – St. Jaó, 74674-015, Goiânia/GO
c. Presidente
Conselheiro Saulo Marques Mesquita
d. Unidade responsável pela prática, fone, e-mail
Diretoria de Governança, Planejamento e Gestão (DI-PLAN), (62) 3228-2714, [email protected]
e. Membro ou servidor responsável pela apresentação da prática, fone, e-mail
Sérvio Túlio Teixeira e Silva; (62) 3228-2548 ou (62) 98117-7365, [email protected]
2. SOBRE A BOA PRÁTICA
a. Título da prática
Gestão de Processos de Trabalho por meio da Cadeia de Valor.
b. Indicador do MMD-TC a que se vincula:
QATC-02 – Liderança.
c. Descrição
A Cadeia de Valor é uma ferramenta de gestão de processos que, abrangendo todos os processos de trabalho de uma organização, busca traduzir a estratégia organizacional para as rotinas setoriais e contribuir para produção de valor para o cliente. No TCE-GO, a ferramenta está inserida no contexto do Sistema de Gestão Integrado (SGI), contemplando os requisitos da gestão da qualidade previstos na ISO 9001:2015. Assim, a gestão dos processos de trabalho organizacionais do TCE-GO é traduzida mediante sua Cadeia de Valor, a qual demonstra um fluxo contínuo das informações estratégicas, táticas e operacionais que envolvem cada processo de trabalho na geração dos produtos e benefícios aos clientes da instituição.
i. Objetivos
- Auxiliar na compreensão do papel do TCE-GO.
- Vincular as rotinas de trabalho aos objetivos estratégicos.
- Identificar processos e produtos que agregam valor significativo para as partes interessadas.
- Promover a melhoria contínua no contexto organizacional e
- Proporcionar a construção de uma visão ampla e sistêmica dos fluxos de trabalho do TCE-GO.
ii. Metodologia adotada
A Cadeia de Valor de Processos de Trabalho do TCE-GO resultou de projeto estratégico implementado no biênio 2019-2020. Na ocasião, os processos de trabalho da organização foram reorganizados segundo a lógica de núcleos específicos de processos, a saber: finalísticos, de suporte e de gestão. Desde então, as manutenções nos processos de trabalho vêm sendo coordenadas pela Diretoria de Governança, Planejamento e Gestão (DI-PLAN) que, com o auxílio da Diretoria de Tecnologia da Informação (DI-TI), também promove a automação de processos em ferramenta de BPMS (Solar BPM). O ciclo de gestão inerente aos processos de trabalho do TCE-GO compreende as atividades de elaboração, aprovação, validação e publicação, todas controladas por meio do Sistema de Gestão e Planejamento – SGP e normatizadas por meio do PO-Gerir Processos de Trabalho. Atualmente a Cadeia de Valor do TCE-GO conta com:
- 3 núcleos.
- 9 macroprocessos.
- 52 processos de trabalho.
- 115 documentos (Procedimento Operacional, Manual e Instrução de Trabalho).
iii. Tecnologias empregadas, como softwares, “robôs”, acessos móveis, inteligência artificial, scanner de pavimento etc
- Software Solar BPM.
- Software Bizagi.
- Notação BPMN.
iv. Tempo da prática no tribunal
Três anos (implementada em 2020).
v. Houve compartilhamento com outros TCs? Quais?
Não.
3. SOBRE O DESENVOLVIMENTO, A IMPLANTAÇÃO E A IMPLEMENTAÇÃO
a. Pessoas e setores envolvidos no desenvolvimento
Diretoria de Governança, Planejamento e Gestão (DI-PLAN) e todos os gestores do tribunal.
b. Pessoas envolvidas na implantação e na implementação
Bruno Batista de Carvalho Luz e Michely Bonsólio Barbosa, da Diretoria de Governança, Planejamento e Gestão (DI-PLAN).
c. Conhecimentos necessários
Conhecimento em gestão de processos.
d. Passos executados para o desenvolvimento, a implantação e a implementação
i. Levantamento dos processos de trabalho existentes.
ii. Agrupamento em núcleos e macroprocessos.
iii. Elaboração de modelo de cadeia de valor.
iv. Validação com gestores.
v. Publicação da primeira versão.
vi. Aprimoramento: padronização da vii. atividade de gestão dos processos de trabalho, com foco na manutenção da cadeia de valor.
e. Tempo para o desenvolvimento, a implantação e a implementação
Um ano.
f. Custo para o desenvolvimento, a implantação e a implementação
Ferramenta de gestão desenvolvida internamente, não havendo custos.
g. Problemas enfrentados para o desenvolvimento, a implantação e a implementação
Falta de aculturamento interno em gestão de processos, o que dificultou a validação das informações levantadas.
h. Pontos críticos x soluções
Havia uma preocupação de garantir que a iniciativa não fosse descontinuada. Para mitigar essa preocupação, a Cadeia de Valor foi desenvolvida a partir da vinculação com o Plano Estratégico. Foi criada ainda uma rotina padronizada, com o intuito de promover a manutenção da Cadeia de Valor (PO-Gerir Processos de Trabalho).
4. MENSURAÇÃO DOS RESULTADOS
a. Resultados esperados
Aprimorar a gestão de processos do TCE-GO sob o ponto de vista de produção de valor para as partes interessadas (sociedade, jurisdicionados, formuladores de políticas públicas etc.).
b. Resultados alcançados
- Mapeamento dos processos de trabalho do TCE-GO.
- Identificação dos produtos e benefícios gerados para os clientes da instituição.
- Identificação do papel de cada unidade organizacional na instituição.
- Identificação das interações entre as unidades organizacionais.
- Identificação dos pontos críticos para a padronização.
- Fomento à padronização das rotinas organizacionais.
- Criação de uma cultura para o gerenciamento da rotina do trabalho do dia a dia.
c. Lições aprendidas
- O envolvimento da alta direção é fator crítico para o sucesso da Cadeia de Valor.
- A ferramenta é essencial para o avanço na avaliação da eficiência dos processos de trabalho.
- Diferenciação das funções de negócio primárias e secundárias.
- Padronização das rotinas como ferramenta para estímulo à eficiência e aferição de resultados da organização.
5. RECOMENDAÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO POR OUTROS TRIBUNAIS
Buscar a solução a partir de processos de trabalho existentes para, posteriormente, fomentar a cultura de padronização e ampliação desses processos de trabalho.
6. OUTRAS INFORMAÇÕES
a. Link para acesso a notícia
b. Logomarcas e imagens em alta resolução.
12 de junho de 2023, Goiânia/GO.