TCE-GO: Gestão de Processos de Trabalho por meio da Cadeia de Valor

TCE-GO: Gestão de Processos de Trabalho por meio da Cadeia de Valor

1. IDENTIFICAÇÃO

a. Tribunal de Contas  

Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) 

b. Endereço  

Avenida Ubirajara Berocan Leite, 640 – St. Jaó, 74674-015, Goiânia/GO  

c. Presidente  

Conselheiro Saulo Marques Mesquita 

d. Unidade responsável pela prática, fone, e-mail  

Diretoria de Governança, Planejamento e Gestão (DI-PLAN), (62) 3228-2714, [email protected]

e. Membro ou servidor responsável pela apresentação da prática, fone, e-mail 

Sérvio Túlio Teixeira e Silva; (62) 3228-2548 ou (62) 98117-7365, [email protected]

2. SOBRE A BOA PRÁTICA

a. Título da prática  

Gestão de Processos de Trabalho por meio da Cadeia de Valor. 

b. Indicador do MMD-TC a que se vincula:  

QATC-02 – Liderança. 

c. Descrição  

A Cadeia de Valor é uma ferramenta de gestão de processos que, abrangendo todos os processos de trabalho de uma organização, busca traduzir a estratégia organizacional para as rotinas setoriais e contribuir para produção de valor para o cliente. No TCE-GO, a ferramenta está inserida no contexto do Sistema de Gestão Integrado (SGI), contemplando os requisitos da gestão da qualidade previstos na ISO 9001:2015. Assim, a gestão dos processos de trabalho organizacionais do TCE-GO é traduzida mediante sua Cadeia de Valor, a qual demonstra um fluxo contínuo das informações estratégicas, táticas e operacionais que envolvem cada processo de trabalho na geração dos produtos e benefícios aos clientes da instituição. 

i. Objetivos  

  • Auxiliar na compreensão do papel do TCE-GO. 
  • Vincular as rotinas de trabalho aos objetivos estratégicos. 
  • Identificar processos e produtos que agregam valor significativo para as partes interessadas. 
  • Promover a melhoria contínua no contexto organizacional e 
  • Proporcionar a construção de uma visão ampla e sistêmica dos fluxos de trabalho do TCE-GO. 

ii. Metodologia adotada 

A Cadeia de Valor de Processos de Trabalho do TCE-GO resultou de projeto estratégico implementado no biênio 2019-2020. Na ocasião, os processos de trabalho da organização foram reorganizados segundo a lógica de núcleos específicos de processos, a saber: finalísticos, de suporte e de gestão. Desde então, as manutenções nos processos de trabalho vêm sendo coordenadas pela Diretoria de Governança, Planejamento e Gestão (DI-PLAN) que, com o auxílio da Diretoria de Tecnologia da Informação (DI-TI), também promove a automação de processos em ferramenta de BPMS (Solar BPM). O ciclo de gestão inerente aos processos de trabalho do TCE-GO compreende as atividades de elaboração, aprovação, validação e publicação, todas controladas por meio do Sistema de Gestão e Planejamento – SGP e normatizadas por meio do PO-Gerir Processos de Trabalho. Atualmente a Cadeia de Valor do TCE-GO conta com: 

  • 3 núcleos. 
  • 9 macroprocessos. 
  • 52 processos de trabalho. 
  • 115 documentos (Procedimento Operacional, Manual e Instrução de Trabalho). 

iii. Tecnologias empregadas, como softwares, “robôs”, acessos móveis, inteligência artificial, scanner de pavimento etc 

  • Software Solar BPM. 
  • Software Bizagi. 
  • Notação BPMN. 

iv. Tempo da prática no tribunal  

Três anos (implementada em 2020). 

v. Houve compartilhamento com outros TCs? Quais?  

Não. 

3. SOBRE O DESENVOLVIMENTO, A IMPLANTAÇÃO E A IMPLEMENTAÇÃO

a. Pessoas e setores envolvidos no desenvolvimento  

Diretoria de Governança, Planejamento e Gestão (DI-PLAN) e todos os gestores do tribunal. 

b. Pessoas envolvidas na implantação e na implementação 

Bruno Batista de Carvalho Luz e Michely Bonsólio Barbosa, da Diretoria de Governança, Planejamento e Gestão (DI-PLAN). 

c. Conhecimentos necessários 

Conhecimento em gestão de processos. 

d. Passos executados para o desenvolvimento, a implantação e a implementação 

i. Levantamento dos processos de trabalho existentes. 

ii. Agrupamento em núcleos e macroprocessos. 

iii. Elaboração de modelo de cadeia de valor. 

iv. Validação com gestores. 

v. Publicação da primeira versão.  

vi. Aprimoramento: padronização da vii. atividade de gestão dos processos de trabalho, com foco na manutenção da cadeia de valor. 

e. Tempo para o desenvolvimento, a implantação e a implementação 

Um ano.  

f. Custo para o desenvolvimento, a implantação e a implementação  

Ferramenta de gestão desenvolvida internamente, não havendo custos. 

g. Problemas enfrentados para o desenvolvimento, a implantação e a implementação 

Falta de aculturamento interno em gestão de processos, o que dificultou a validação das informações levantadas. 

h. Pontos críticos x soluções 

Havia uma preocupação de garantir que a iniciativa não fosse descontinuada. Para mitigar essa preocupação, a Cadeia de Valor foi desenvolvida a partir da vinculação com o Plano Estratégico. Foi criada ainda uma rotina padronizada, com o intuito de promover a manutenção da Cadeia de Valor (PO-Gerir Processos de Trabalho). 

4. MENSURAÇÃO DOS RESULTADOS

a. Resultados esperados 

Aprimorar a gestão de processos do TCE-GO sob o ponto de vista de produção de valor para as partes interessadas (sociedade, jurisdicionados, formuladores de políticas públicas etc.). 

b. Resultados alcançados 

  • Mapeamento dos processos de trabalho do TCE-GO. 
  • Identificação dos produtos e benefícios gerados para os clientes da instituição. 
  • Identificação do papel de cada unidade organizacional na instituição. 
  • Identificação das interações entre as unidades organizacionais. 
  • Identificação dos pontos críticos para a padronização. 
  • Fomento à padronização das rotinas organizacionais. 
  • Criação de uma cultura para o gerenciamento da rotina do trabalho do dia a dia. 

c. Lições aprendidas 

  • O envolvimento da alta direção é fator crítico para o sucesso da Cadeia de Valor. 
  • A ferramenta é essencial para o avanço na avaliação da eficiência dos processos de trabalho. 
  • Diferenciação das funções de negócio primárias e secundárias. 
  • Padronização das rotinas como ferramenta para estímulo à eficiência e aferição de resultados da organização. 

5. RECOMENDAÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO POR OUTROS TRIBUNAIS

Buscar a solução a partir de processos de trabalho existentes para, posteriormente, fomentar a cultura de padronização e ampliação desses processos de trabalho. 

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

a. Link para acesso a notícia

b. Logomarcas e imagens em alta resolução. 

12 de junho de 2023, Goiânia/GO. 

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