1. IDENTIFICAÇÃO
a. Tribunal de Contas
Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA)
b. Endereço
Travessa Quintino Bocaiúva, 1.585, Nazaré, 66035-903, Belém/PA
c. Presidente
Conselheira Rosa Egídia Crispino C. Lopes
d. Unidade responsável pela prática, fone, e-mail
Secretaria de Tecnologia da Informação (SETIN), (91) 98418-3313 ou (91) 3210- 0550, [email protected]
e. Membro ou servidor responsável pela apresentação da prática, e-mail
Leda Mara Souza de O. Monteiro, [email protected] e Kleber da Silva Albuquerque, [email protected]
2. SOBRE A BOA PRÁTICA
a. Título da prática
Extrator de Publicações do Diário Oficial do Estado (DOE) do Pará.
b. Indicador do MMD-TC a que se vincula
QATC-03 – Estratégia, 3.3 Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação.
c. Descrição
Consiste em um sistema informatizado, disponibilizado como módulo do Sistema Fiscalis, que é a principal ferramenta utilizada pela Secretaria de Controle Externo para a execução de suas atividades de fiscalização. O Extrator de Publicações, do Diário Oficial do Estado (DOE) do Pará, possibilita o acesso aos auditores e demais servidores do TCE-PA aos atos administrativos publicados no DOE, bem como a realização de pesquisas refinadas e precisas das informações publicadas.
i. Objetivos
Tornar mais eficiente o processo de buscas de informações necessárias à atividade de fiscalização, publicadas no Diário Oficial do Estado do Pará.
ii. Metodologia adotada
- Levantamento das dificuldades encontradas pelos auditores e demais servidores do TCE-PA para pesquisar e encontrar informações publicadas no Diário Oficial do Estado do Pará.
- Definição e descrição das abordagens a serem utilizadas para melhorar os pontos críticos identificados.
- Implantação das abordagens definidas.
iii. Tecnologias empregadas, como softwares, “robôs”, acessos móveis, inteligência artificial, scanner de pavimento etc
- Para viabilizar a implementação das abordagens definidas foram desenvolvidos.
- Extrator de dados que recupera, trata e armazena as informações advindas da base de dados onde estão armazenadas as publicações do Diário Oficial do Estado.
- Módulo de pesquisa e visualização das informações armazenadas pelo extrator.
iv. Tempo da prática no tribunal:
Desde agosto de 2021.
v. Houve compartilhamento com outros TCs? Quais?
Ainda não.
3. SOBRE O DESENVOLVIMENTO, A IMPLANTAÇÃO E A IMPLEMENTAÇÃO
a. Pessoas e setores envolvidos no desenvolvimento
Para o processo de extração dos dados, contamos com a colaboração de dois servidores do TCE-PA, Carlos Patrick e Jenner Maciejewsky, da Assessoria Técnica, e com o apoio de Leo Monteiro, da IOEPA, responsável pela preparação e disponibilização dos dados.
b. Pessoas envolvidas na implantação e na implementação
Na etapa de implantação, contamos com a participação de servidores do TCE-PA, incluindo Carlos Patrick e Jenner Maciejewsky, da Assessoria Técnica, bem como outros profissionais da Coordenadoria de Infraestrutura, além de Moshe Dayan e Marcelo Wanderley, da Coordenadoria de Sistemas.
c. Conhecimentos necessários
Para a extração e carregamento dos dados, foi essencial possuir conhecimentos em linguagem de desenvolvimento (Python) para criar a interface que lê os dados no servidor da IOEPA e os importa para o servidor do TCE. Além disso, expertise em Banco de Dados (SQL Server) foi fundamental para processar os dados recuperados pelo robô Python, realizar transformações e validações antes de disponibilizá-los para o sistema Fiscalis.
d. Passos executados para o desenvolvimento, a implantação e a implementação
- Verificação e download dos arquivos: um robô em Python foi desenvolvido para verificar os arquivos disponíveis na IOEPA, comparando-os com os já recepcionados pelo TCE.
- Os arquivos não recepcionados foram copiados para o servidor do TCE e organizados em uma estrutura de pastas para a carga subsequente.
- O robô inicia o processo de carga executando uma procedure armazenada no servidor de Banco de Dados.
- Carga dos dados para o Banco de Dados: A procedure de importação dos dados copia o conteúdo dos arquivos para uma tabela temporária.
- Após a carga dos dados na tabela temporária, o procedimento de carga do conteúdo na tabela de publicações é realizado, incluindo análises e transformações de dados.
- A atualização das tabelas de órgão de publicação e tipo de publicação também ocorre para identificar novos órgãos e tipos de publicações. Todos esses procedimentos são executados em uma base de dados de publicações, preservando todas as informações e publicações anteriores.
- Exportação dos dados para o sistema Fiscalis: é necessário exportar os novos órgãos de publicação e tipos de publicação para o sistema Fiscalis, permitindo que os gestores do Fiscalis decidam se desejam importar esses dados.
- O último passo é a exportação das publicações para o sistema Fiscalis, agendada pelo servidor de Banco de Dados.
e. Custo para o desenvolvimento, a implantação e a implementação
O custo envolveu o trabalho de quatro servidores no processo.
f. Problemas enfrentados para o desenvolvimento, a implantação e a implementação
Não foram identificados problemas relevantes para o desenvolvimento da solução.
g. Pontos críticos x soluções
Todo o processo foi desenvolvido utilizando soluções open-source, o que facilita a manutenção no médio e longo prazo. A linguagem de programação Python facilitou bastante a implementação e o entendimento geral por toda a equipe.
4. MENSURAÇÃO DOS RESULTADOS
a. Resultados esperados
Maior facilidade e celeridade no processo de busca de informações publicados no Diário Oficial do Estado do Pará.
b. Resultados alcançados e lições aprendidas
O processo de construção da solução deve ser amplo e abrangente envolvendo os interessados desde o início do projeto com a formalização de um grupo de trabalho permanente e interdisciplinar com autonomia para tomar decisões.
5. RECOMENDAÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO POR OUTROS TRIBUNAIS
O modelo adotado pelo TCE só pode ser replicado por outros tribunais mediante um acordo com a Imprensa Oficial do Estado para acessar as publicações em formato aberto. Posteriormente, existe a necessidade de se fazer um mapeamento entre a identificação dos jurisdicionados nos sistemas internos e como são identificados pela imprensa.
6. OUTRAS INFORMAÇÕES
a. Links de acesso a publicações, notícias etc.