1. IDENTIFICAÇÃO
a. Tribunal de Contas
Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ)
b. Endereço
Praça da República, 50, Centro, 20211-351, Rio de Janeiro/RJ
c. Presidente
Rodrigo Melo do Nascimento
d. Unidade responsável pela prática, fone, e-mail
ECG/TCE-RJ, (21) 3916-9508, [email protected]; CPE/ECG/TCE-RJ, (21) 3916-9501, [email protected]
e. Membro ou servidor responsável pela apresentação da prática, fone, e-mail
Marcia Araujo Calçada, (21) 3916-9501, [email protected]
Não será apresentada no 2º LabTCs.
2. SOBRE A BOA PRÁTICA
a. Título da prática
Curso Docência Online na ECG
b. Indicador do MMD-TC a que se vincula
QATC-7.3.4 – Adota metodologias ativas e inovadoras de ensino- aprendizagem
c. Descrição
O curso de Docência Online na ECG, concebido pela Coordenadoria Pedagógica, é voltado para a formação continuada dos docentes da ECG/TCE-RJ e integra a Trilha de Formação Docente da escola. Possui relevância estratégica para a escola e oferece a oportunidade para o desenvolvimento de competências do seu corpo docente, formado por servidores do TCE-RJ, para atuação em cursos a distância e híbridos mediados por tecnologias, o que amplia as possibilidades de se alcançar variados públicos e de construir, cada vez mais, projetos e ações educacionais com metodologias inovadoras.
A turma piloto do curso, formada por participantes que compõem o cadastro de docentes da ECG/TCE-RJ, foi atendida no período de 5 de maio a 18 de junho de 2021 e teve 34 participantes, dos quais 26 foram aprovados. A média geral de aprovação foi de 74,18.
Ao longo do curso, foi adotada a concepção de avaliação processual, formativa, com partilha de feedbacks coletivos e individuais acerca de cada atividade.
Com carga horária de 28 horas, incluindo atividades assíncronas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA ECG Online) e síncronas via Zoom, e duração total de seis semanas, o curso está estruturado em quatro tópicos, organizados em etapas sequenciais para apresentação do conteúdo e promoção da aprendizagem.
i. Objetivos
Desenvolver competências de docência para mediar atividades síncronas e assíncronas, conforme modelo adotado pela escola a partir de 2020.
ii. Metodologia adotada
O curso foi realizado por meio da plataforma de ensino online da ECG, sendo todo organizado em ambiente virtual de aprendizagem (AVA ECG Online), com aulas síncronas e atividades assíncronas. A participação ativa dos alunos é princípio norteador das estratégias didáticas, customizadas para a ação educacional. Destacamos, entre elas: fóruns de debates, participação nas aulas síncronas, realização de tarefas e leitura dos materiais disponibilizados.
iii. Tecnologias empregadas, como softwares, “robôs”, acessos móveis, inteligência artificial, scanner de pavimento etc.
AVA ECG Online (Moodle customizado); plataforma Zoom para as aulas síncronas; dinâmicas durante as aulas pelo Zoom usando recursos e ferramentas para atividades interativas, como, por exemplo, Padlet e Mentimeter.
iv. Tempo da prática no tribunal
Dois anos.
v. Houve compartilhamento com outros Tcs? Quais?
Sim. A iniciativa foi apresentada em três eventos com a participação de outras Escolas de Governo:
- XII EDUCONTAS: “TED TALK – BOAS PRÁTICAS” – VIRTUAL – 15/10/2021
- XXXI ENCONTRO DA ABEL: BELO HORIZONTE – 25 A 27 MAIO DE 2022
- V SEMANA DA AVALIAÇÃO EM ESCOLAS DE GOVERNO – SAEG: BRASÍLIA – 01/06/2022
3. SOBRE O DESENVOLVIMENTO, A IMPLANTAÇÃO E A IMPLEMENTAÇÃO
a. Pessoas e setores envolvidos no desenvolvimento
Escola de Contas e Gestão (ECG/TCE-RJ) – Área responsável pela aprovação do programa .
Karen Estefan Dutra (diretora-geral)
Coordenadoria Pedagógica da ECG (CPE/ECG/TCE-RJ) – Área responsável pela coordenação do programa, considerando concepção, planejamento educacional, curadoria, desenvolvimento, divulgação e comunicação, execução, mediação das atividades, docência, avaliação dos resultados e atualização do curso.
Marcia Araujo Calçada (coordenadora- geral), Dalva Stella Pinheiro (assessora pedagógica) e Máira Conceição Alves Pereira (assessora pedagógica).
Coordenadoria de Gestão e Tecnologia Educacional da ECG (CGT/ECG/TCE-RJ) – Área responsável pela configuração do ambiente virtual de aprendizagem (AVA).
Rachel Constant Vergara Mann (coordenadora-geral, que também atuou como docente do curso).
b. Pessoas envolvidas na implantação e na implementação
Escola de Contas e Gestão (ECG/TCE-RJ) – Área responsável pela aprovação do programa.
Karen Estefan Dutra (diretora-geral)
Coordenadoria Pedagógica da ECG (CPE/ECG/TCE-RJ) – Área responsável pela coordenação do programa, considerando concepção, planejamento educacional, curadoria, desenvolvimento, divulgação e comunicação, execução, mediação das atividades, docência, avaliação dos resultados e atualização do curso.
Marcia Araujo Calçada (coordenadora-geral), Dalva Stella Pinheiro (assessora pedagógica), Máira Conceição Alves Pereira (assessora pedagógica).
Coordenadoria de Gestão e Tecnologia Educacional da ECG (CGT/ECG/TCE-RJ) – Área responsável pela configuração do ambiente virtual de aprendizagem (AVA).
Rachel Constant Vergara Mann (coordenadora-geral, que também atuou como docente do curso).
Coordenadoria de Capacitação da ECG (CGT/ECG/TCE-RJ) – Área responsável pela operacionalização (cadastro da ação e dos inscritos no sistema).
João Paulo Menezes Lourenço (coordenador-geral) e equipe.
Secretaria da ECG (CGT/ECG/TCE-RJ) – Área responsável pela certificação (encerramento da situação acadêmica e emissão de certificado).
José Sigberto da Silva Junior (coordenador) e equipe.
c. Conhecimentos necessários
Gestão educacional, planejamento educacional, linha pedagógica de atuação da instituição, formação de docentes, didática, andragogia, plano pedagógico de curso, avaliação de aprendizagem, educação e cibercultura, princípios da educação on-line, modelos de cursos a distância, ferramentas e tecnologias educacionais, metodologias ativas em educação, curadoria educacional, avaliação e acompanhamento pedagógico nas ações on-line, práticas educacionais e perfil docente.
d. Passos executados para o desenvolvimento, a implantação e a implementação
Definição da ação e do tipo/metodologia
Elaboração do programa de curso
Elaboração do plano de aulas Definição e delimitação de conteúdo Definição das estratégias
Definição dos materiais e recursos educacionais Definição da dinâmica de avaliação da aprendizagem Curadoria e organização didática de conteúdos
Elaboração dos materiais didáticos e instrumentos de avaliação Elaboração de plano de divulgação e comunicação Configuração sistêmica da ação educacional
Execução do plano de divulgação e comunicação
Execução da turma (aulas síncronas e acompanhamento pedagógico das atividades assíncronas)
Análise das avaliações e feedback dos resultados aos alunos Encerramento da turma e emissão de certificados
Avaliação do programa e definição de plano de ação com oportunidades de melhorias
e. Tempo para o desenvolvimento, a implantação e a implementação
Cerca de seis meses.
f. Custo para o desenvolvimento, a implantação e a implementação
Não houve nenhum custo adicional. O programa foi desenvolvido pelos servidores internos, utilizando as ferramentas já disponíveis.
g. Problemas enfrentados para o desenvolvimento, a implantação e a implementação
Cenário de pandemia, exigindo grande esforço da equipe para conciliar o desenvolvimento do programa com outras atividades da escola e toda a adaptação necessária para dar continuidade às atividades educacionais; compreensão, por parte dos docentes, do papel da educação on-line de forma a aceitarem participar do processo de capacitação (anterior à ação).
h. Pontos críticos x soluções
Considerando os problemas relatados acima, foi necessária uma redefinição de projetos e prioridades – e, consequentemente, o replanejamento das atividades a serem realizadas pela equipe envolvida.
4. MENSURAÇÃO DOS RESULTADOS
a. Resultados esperados
Despertar nos docentes o interesse pela modalidade EaD e prepará-los para atuação didática na modelagem on-line síncrona e assíncrona, visando dar continuidade aos programas de capacitação durante a pandemia e ampliar o portfólio da ECG com novas ações on-line. Desenvolver competências docentes para mediar atividades assíncronas, no ambiente virtual de aprendizagem (AVA ECG Online), e síncronas, conforme modelo adotado pela escola a partir de 2020.
b. Resultados alcançados
A turma piloto teve 26 participantes aprovados, todos docentes que compõem o cadastro de docentes da ECG/TCE-RJ. A partir dessa experiência e também por meio dos feedbacks recebidos, conseguimos observar um maior interesse dos docentes em desenvolver cursos on-line. Os docentes demonstram estar mais bem preparados para desenvolverem aulas mais interativas e dinâmicas, mesmo nos cursos presenciais, em função dos conhecimentos obtidos no curso em questão. Além disso, a experiência piloto permitiu que a Coordenadoria Pedagógica aprimorasse as abordagens para ofertas futuras do curso.
c. Lições aprendidas
- A experiência piloto permitiu que a Coordenadoria Pedagógica aprimorasse as abordagens para ofertas futuras do curso. A partir de 2022, considerando o novo cenário e a emergência de novas demandas educacionais, o curso passará a ser oferecido na modalidade híbrida, com aulas presenciais na sede da Escola de Contas e Gestão e também por meio da plataforma de ensino online da ECG/TCE-RJ, sendo organizado em ambiente virtual de aprendizagem com aulas síncronas via Zoom e atividades assíncronas.
- Reforçar orientações acerca das atividades avaliativas, sobretudo da atividade final em grupo, desde o início do curso.
- Ampliar a carga horária total do curso, considerando o tempo dedicado pelos docentes às atividades assíncronas, o que inclui a mediação constante de fóruns de debates, e o processo avaliativo diferenciado, com elaboração de feedbacks individuais e coletivos. A proposta é que o curso, oferecido com carga horária total de 28 horas na turma piloto, passe a ser oferecido com carga horária de 32 horas.
- Atualizar o conteúdo programático do curso, revisitado após a realização da turma piloto.
5. RECOMENDAÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO POR OUTROS TRIBUNAIS
Para a implementação do programa por outros TCs, é necessário analisar os objetivos estratégicos da instituição, verificando se este tipo de ação se enquadra nas propostas pedagógicas da escola.
Posteriormente, alguns pontos precisam ser considerados: competências pedagógicas da equipe da escola, recursos e ferramentas disponíveis, perfil do corpo docente, capacidade de execução. Destaca-se que um planejamento pedagógico de qualidade é essencial para a efetividade deste programa.
6. OUTRAS INFORMAÇÕES
a. Links de acesso a publicações, notícias etc.
b. Logomarcas e imagens em alta resolução
Em anexo.
Janeiro a junho de 2021, TCE-RJ, Rio de Janeiro/RJ.