TCE-SP: Painel da Saúde – Hospitais Públicos

TCE-SP: Painel da Saúde – Hospitais Públicos

1. IDENTIFICAÇÃO

a. Tribunal de Contas 

Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) 

b. Endereço 

Avenida Rangel Pestana, 315, Centro, 01017-906, São Paulo/SP  

c. Presidente 

Sidney Estanislau Beraldo 

d. Unidades responsáveis, fone, e-mail

Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), (11) 3292-3442, [email protected]; Departamento de Supervisão da Fiscalização (DSF1/DSF2), (11) 3292-3834/3676, [email protected] ou [email protected]; Diretoria de Contas do Governador (DCG), (11) 3292-3395, [email protected] 

e. Servidores/Membros responsáveis, telefone, e-mail 

Stanislaw Augustus dos Santos Zago, (11) 3292-3375, [email protected]; Cecília Yukari Akao, (11) 3292-3266, [email protected]; José Ricardo Figueiredo Vaz, (11) 3292-3317, [email protected]

2. SOBRE A BOA PRÁTICA

a. Título da prática  

Painel da Saúde – Hospitais Públicos é a ferramenta criada com o objetivo de apresentar, de forma simples e de fácil entendimento, um panorama da assistência prestada pelos estabelecimentos de saúde próprios, estaduais e municipais. 

b. Indicador do MMD-TC a que se vincula 

QATC-26 – Saúde; QATC-30 – Transparência. 

c. Descrição  

Com previsão de atualização semestral, os dados de assistência médico-hospitalar prestada à população são apresentados numérica e graficamente, possibilitando ao interessado conhecer o desempenho hospitalar e ambulatorial, bem como os recursos utilizados para tanto (leitos, equipamentos, recursos humanos e, no caso de hospitais estaduais, recursos financeiros). 

i. Objetivos

O painel utiliza informações obtidas de consultas realizadas aos sistemas SIGEO, SES/SP, MS (Tabnet), SES (Tabnet) e CNES. Os dados são tratados, agregados e salvos para a adequada exibição no painel. Uma vez salvos os dados, é elaborada a interface para adequada exibição destes, de forma a facilitar o entendimento das informações por parte dos cidadãos.

ii. Metodologia adotada

Tecnologias e protocolos como internet, R, Javascript, bibliotecas gratuitas de código aberto (open-source) para o uso de mapas (Leaflet) e para o uso de gráficos (HighCharts), além de ferramenta open-source de inteligência de negócio (Business Intelligence) denominada Pentaho. Para armazenamento dos dados, é utilizado sistema de gerenciamento de banco de dados (Postgres).

iii. Tecnologias empregadas, como softwares, “robôs”, acessos móveis, inteligência artificial, scanner de pavimento etc.

A ferramenta fomenta as atividades de fiscalização por parte da sociedade, por meio do cruzamento de dados e da diminuição do tempo consumido na procura por informações relevantes por concentrá-las num único lugar e apresentadas em linguagem simples e de fácil entendimento.

iv. Tempo da prática no tribunal

O painel contém dados a partir de janeiro de 2019.

v. Houve compartilhamento com outros TCs? Quais?

Não houve até o momento compartilhamento com outros Tribunais de Contas.

3. SOBRE O DESENVOLVIMENTO, A IMPLANTAÇÃO E A IMPLEMENTAÇÃO

a. Pessoas e setores envolvidos no desenvolvimento 

Servidores do Departamento de Tecnologia da Informação, Diretoria de Contas do Governador e do Departamento de Supervisão da Fiscalização. 

b. Pessoas envolvidas na implantação e na implementação 

Servidores do Departamento de Tecnologia da Informação, Diretoria de Contas do Governador e do Departamento de Supervisão da Fiscalização. 

c. Conhecimentos necessários 

Javascript, bibliotecas gratuitas de código aberto (open-source) para o uso de mapas (Leaflet) e para o uso de gráficos (HighCharts), além de ferramenta open-source de inteligência de negócio (Business Intelligence) denominada Pentaho. Para armazenamento dos dados, é utilizado sistema de gerenciamento de banco de dados (Postgres). Conhecimentos referentes à área de Saúde e sua fiscalização, terminologia, contratos, procedimentos, estabelecimentos, capacidade e informações eventualmente exibidas no painel. 

d. Passos executados para o desenvolvimento, implantação e implementação  

São coletados dados a partir de consultas realizadas aos sistemas SIGEO, SES/SP, MS (Tabnet), SES (Tabnet) e CNES. Os dados são tratados, agregados e armazenados em uma base de dados utilizando tecnologias como Pentaho, R e Postgres. Uma vez salvos os dados, é elaborada a interface para adequada exibição destes no painel, de forma a facilitar o entendimento das informações por parte dos cidadãos. O desenvolvimento da interface do painel é feito através de Javascript e bibliotecas de exibição de dados como Leaflet e Highcharts. As consultas utilizadas pelo painel são realizadas por meio da ferramenta denominada Pentaho, que fornece os dados para o painel por meio de consultas SQL. Uma vez carregados no painel, os dados são validados/homologados, para só então serem disponibilizados externamente ao público. 

e. Tempo para o desenvolvimento, a implantação e a implementação  

Dois meses, porém pode variar dependendo do fornecimento dos dados nas fontes citadas. 

f. Custo para o desenvolvimento, a implantação e a implementação 

O painel utiliza somente ferramentas gratuitas e/ou open source, não incorrendo em custos para o seu desenvolvimento. 

g. Problemas enfrentados para o desenvolvimento, a implantação e a implementação 

Consolidação das Informações de várias fontes de dados em granularidades eventualmente diferentes, ajustes dos dados e exibição destes em tela, podendo exigir ajustes manuais. 

4. MENSURAÇÃO DOS RESULTADOS

a. Resultados esperados 

Com o painel, espera-se uma maior transparência das informações referentes à área de Saúde de interesse da sociedade. 

b. Resultados alcançados 

O painel possui mais de 12.000 acessos desde a sua disponibilização. 

c. Lições aprendidas  

O painel facilita o acesso às informações e dados disponíveis no TCESP para a sociedade, numa linguagem simples e com interface amigável. 

5. RECOMENDAÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO POR OUTROS TRIBUNAIS

O painel deve ser objetivo e comunicar as informações da forma mais simples possível para o entendimento do maior número de pessoas. Os dados devem estar dispostos de forma lógica e coerente. Os pontos mais relevantes devem receber maior destaque. Informações relacionadas devem estar próximas umas das outras. 

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

a. Links de acesso a publicações, notícias etc.

 

Compartilhar:

Últimas notícias

Redes sociais