TCM-SP: Mentoria a novos gestores, gestores veteranos e membros de equipe

TCM-SP: Mentoria a novos gestores, gestores veteranos e membros de equipe

1. IDENTIFICAÇÃO

a. Tribunal de Contas 
Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP) 

b. Endereço 
Avenida Professor Ascendino Reis, 1.130, 04027-000, São Paulo/SP 

c. Presidente 
Eduardo Tuma 

d. Unidade responsável pela prática, fone, e-mail  

Gestão das Relações do Trabalho (GRT), (11) 5080-1320 / (11) 98291-0055, [email protected] 

e. Membro ou servidor responsável pela apresentação da prática, fone, e-mail  

Luiza Correia Hruschka, (11) 5080-1320 / (11) 98291-0055, [email protected] 

2. SOBRE A BOA PRÁTICA

a. Título da prática 
Mentoria a novos gestores, gestores veteranos e membros de equipe 

b. Indicador do MMD-TC a que se vincula 
QATC-07 – Desenvolvimento profissional 

c. Descrição  

Tutoria e orientação a gestores novos e veteranos ou colaboradores, por meio de análise das dinâmicas das equipes e dicas que possam auxiliar 1) gestores na condução da equipe e 2) colaboradores no trato de questões relacionadas ao seu gestor ou a colegas de trabalho. Esta também é uma forma de capacitar pessoas de maneira mais individualizada, ao ingressarem em uma nova função ou em relação a problemas pontuais que possam surgir em uma equipe já constituída. 

i. Objetivos 

Mentoria a novos gestores: auxiliar e preparar o novo gestor para a condução da nova equipe, reduzir o tempo de integração com os integrantes da sua unidade na atual posição e abreviar a sua adaptação às novas atividades e aos processos de trabalho da área. Além disso, prepará-lo para persuadir a equipe a aceitar e se comprometer com possíveis mudanças necessárias à área.  

Mentoria a gestores e membros de equipe: auxiliar e preparar 1) o gestor para lidar com questões relacionadas à condução da sua equipe e 2) os colaboradores no trato de questões voltadas ao relacionamento com o gestor ou colegas de trabalho.   

ii. Metodologia adotada 

Mentoria a novos gestores 

O servidor, após passar por processo seletivo e ser escolhido para assumir a posição de gestor no âmbito do tribunal, tem encontros pontuais e individuais com a GRT, nos quais são tratados assuntos relacionados a procedimentos iniciais da gestão da equipe, tais como: realização de diagnóstico inicial, método para estabelecer a interação inicial com os integrantes da unidade e feedbacks periódicos com a equipe. Além disso, indicação e trabalho de conteúdos dos vídeos do Ecos do Comportamento, para o desenvolvimento de competências necessárias à gestão de pessoas, tais como: comunicação, negociação, escutatória, gestão das emoções, liderança, como liderar levando em conta a saúde mental, gestão da mudança, mudança de modelo mental. Os vídeos são indicados de acordo com o diagnóstico feito no processo seletivo.  

Mentoria a gestores e membros de equipe  

A GRT, ao ser contatada pelo gestor ou pelo colaborador, faz diagnóstico e parecer sobre a demanda inicial trazida e, a partir de cada situação, define a(s) ferramenta(s) e os vídeos para realizar o trabalho de assessoramento ao solicitante, além de estabelecer reuniões desde individuais até coletivas com parte ou toda a equipe, de acordo com cada caso. Em alguns casos, além de ferramentas de gestão de pessoas, são indicados e trabalhados vídeos do programa Ecos do Comportamento, como forma de desenvolver competências importantes para a situação que está sendo abordada. 

iii. Tecnologias empregadas, como softwares, “robôs”, acessos móveis, inteligência artificial, scanner de pavimento etc.  

As reuniões individuais e coletivas são feitas pela plataforma Teams, para deixar as pessoas mais à vontade e garantir maior sigilo às conversas. 

Os recursos utilizados com esse público vão desde vídeos do programa Ecos do Comportamento, que se encontram disponibilizados nas Trilhas de Capacitação do TCM-SP – Trilha Gestão de Pessoas, até ferramentas de gestão de pessoas, conforme cada caso. 

iv. Tempo da prática no tribunal   

A prática teve início em 2018, quando um gestor recém-aprovado no processo seletivo apresentou dificuldade inicial para manejar a equipe.  

Após a realização da primeira mentoria, começou-se a observar, por meio das devolutivas aos candidatos, que os servidores escolhidos para ocuparem cargos de gestão, apesar de serem os que mais se aproximavam do perfil indicado na vaga do processo seletivo, ainda necessitavam desenvolver alguma(s) competência(s) comportamental(is). E, a partir do ano de 2021, a mentoria passou a integrar o processo seletivo como obrigatória a todos os servidores recém-selecionados para cargos de gestão. 

v. Houve compartilhamento com outros TCs? Quais?  

Não. 

3. SOBRE O DESENVOLVIMENTO, A IMPLANTAÇÃO E A IMPLEMENTAÇÃO

a. Pessoas e setores envolvidos no desenvolvimento  
Luiza Correia Hruschka (GRT) 

b. Pessoas envolvidas na implantação e na implementação 
Implantação: Lívio Fornazieri (SFC) e Luiza Correia Hruschka (GRT) 
Implementação: Luiza Correia Hruschka (GRT) 

c. Conhecimentos necessários 
A mentoria com foco no desenvolvimento de competências comportamentais deve ser conduzida por um profissional com experiência e sustentação teórica e prática na temática de gestão de pessoas. 

d. Tempo para o desenvolvimento, a implantação e a implementação  

Não se aplica. 

e. Custo para o desenvolvimento, a implantação e a implementação  

Zero. 

f. Problemas enfrentados para o desenvolvimento, a implantação e a implementação  

Não houve. 

g. Pontos críticos x soluções  

A implantação do programa deve ter o apoio dos gestores das unidades. 

A mentoria voltada para o desenvolvimento das competências comportamentais deve ser conduzida por um profissional com experiência e sustentação teórica e prática na temática de gestão de pessoas.

4. MENSURAÇÃO DOS RESULTADOS

a. Resultados esperados  

Possibilitar que o novo gestor, logo no início de sua gestão, tenha ferramentas para se conectar com a equipe e reduzir o seu tempo de adaptação e integração. 

b. Resultados alcançados  

Por se tratar de questões comportamentais, os resultados são subjetivos. 

O novo gestor consegue conhecer e compreender a nova equipe/área – ter visão do todo – em espaço de tempo menor. Utilizar uma metodologia interativa e participativa com cada membro da equipe possibilita que mudanças necessárias à área ocorram com o comprometimento da equipe, em curto espaço de tempo, sem causar grandes resistências. O gestor e a equipe aprendem a lidar com os problemas específicos da sua área, tendo o apoio da GRT. Essa parceria, além de gerar segurança aos envolvidos, evita que um eventual problema se torne maior. 

c. Lições aprendidas  

A cada mentoria, são aprendidas novas lições, que possibilitam o aperfeiçoamento contínuo das mentorias. 

5. OUTRAS INFORMAÇÕES

a. Links de acesso a publicações, notícias etc.

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