TCE-AC: Fomento à formação de profissionais nas áreas de Programação, Web Design e Proteção de Dados segundo a LGPD

TCE-AC: Fomento à formação de profissionais nas áreas de Programação, Web Design e Proteção de Dados segundo a LGPD

1. IDENTIFICAÇÃO

a. Tribunal de Contas  

Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) 

b. Endereço 

Avenida Ceará, 2.994, 7º BEC, 69918-111, Rio Branco/Acre  

c. Presidente  

Conselheiro José Ribamar Trindade de Oliveira 

d. Unidade responsável pela prática, fone, e-mail  

Presidência TCE-AC, (68) 3025-2032, [email protected]

2. SOBRE A BOA PRÁTICA

a. Título da prática 

Fomento à formação de profissionais nas áreas de Programação, Web Design e Proteção de Dados segundo a LGPD 

b. Indicador do MMD-TC a que se vincula  

QATC-27 

c. Descrição  

Parceria firmada com o Sebrae que visa fomentar e incentivar, por meio de cursos, a formação de técnicos e profissionais especializados nas áreas de Programação, Web Design e Privacidade e Proteção de Dados seguindo as diretrizes estabelecidas pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais n.º 13.709/2018. 

i. Objetivos 
Formar técnicos que venham a suprir demandas locais por profissionais das áreas de Programação e Web Design, fortalecendo, assim, o ecossistema de inovação no estado do Acre. Além disso, orientar acerca da proteção de dados pessoais nos meios físicos e eletrônicos, seguindo as diretrizes da LGPD 13.709/2018, a fim de garantir a segurança dos dados e a privacidade das pessoas nas variadas organizações que realizam atividades de tratamento de dados. 

ii. Metodologia adotada
Celebração de acordo de cooperação técnica e financeira com o Sebrae – Acordo n.º 006/2021. 

iii. Tecnologias empregadas 
Cursos ofertados por EaD e Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). 

iv. Tempo da prática no tribunal 
Por ter sido voltado ao público externo, inclusive fora das dependências do tribunal, não é possível mensurar. 

v. Houve compartilhamento com outros TCs? Quais?  
Não houve compartilhamento.

3. SOBRE O DESENVOLVIMENTO, A IMPLANTAÇÃO E A IMPLEMENTAÇÃO

a. Pessoas e setores envolvidos no desenvolvimento  

Presidência do TCE-AC, equipe do Sebrae e Fieac/Senai. 

b. Pessoas envolvidas na implantação e na implementação  

Presidência e diretoria administrativa do TCE-AC, equipe do Sebrae, Fieac/Senai e público externo. 

c. Conhecimentos necessários 

Toda a base de conhecimento foi desenvolvida e disseminada pelo Sebrae e Fieac/Senai. 

d. Passos executados para o desenvolvimento, a implantação e a implementação  

Houve tratativas entre a equipe do TCE-AC, o Sebrae e o Senai acerca dos objetivos dos cursos a serem ministrados para a sociedade. 

e. Tempo para o desenvolvimento, a implantação e a implementação 

Aproximadamente, quatro meses. As aulas foram ofertadas entre 16/11/2021 e 30/11/2022. 

f. Custo para o desenvolvimento, a implantação e a implementação  

R$ 60 mil, conforme registrado no extrato do acordo de cooperação técnica e financeira TCE-AC n.º 006/2021. 

g. Problemas enfrentados para o desenvolvimento, a implantação e a implementação 

Não houve maiores problemas quanto à implantação.

h. Pontos críticos x soluções  

Conforme relatórios à disposição do Sebrae acerca dos cursos, o desafio maior se deu pela falta de construção de uma cultura de dedicação à rotina de EaD por parte dos alunos, para que pudessem acompanhar os estudos e não perdessem rendimentos, o que resultou em casos de desistência e reprovação. A solução encontrada foi trabalhar a motivação e estar próximo desses alunos como prioridade no desenvolvimento das ações. 

4. MENSURAÇÃO DOS RESULTADOS

a. Resultados esperados  

Formação de profissionais do Acre para atender à demanda reprimida do mercado local no que se refere à tecnologia da informação.

b. Resultados alcançados 

Formação e qualificação de profissionais técnicos.

c. Lições aprendidas 

O investimento na profissionalização e na qualificação do público externo pode, mesmo que indiretamente, contribuir para resultados positivos no futuro, pois a oferta de mão de obra qualificada, tanto para o tribunal de contas quanto para outras instituições, gera mais confiança no trabalho e nos dados ofertados. 

5. RECOMENDAÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO POR OUTROS TRIBUNAIS

a. Vislumbrando os mesmos objetivos, recomenda-se a firmação de parcerias entre os tribunais e instituições de ensino especializadas na área de tecnologia da informação. 

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

a. Link para acesso a notícia

Compartilhar:

Últimas notícias

Redes sociais