1. IDENTIFICAÇÃO
a. Tribunal de Contas
Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO)
b. Endereço
Avenida Ubirajara Berocan Leite, 640, Setor Jaó, 74674-015, Goiânia/GO
c. Presidente
Conselheiro Saulo Marques Mesquita
d. Unidade responsável pela prática, fone, e-mail
Diretoria de Governança, Planejamento e Gestão (DI-PLAN), (62) 3228-2714, [email protected]
e. Membro ou servidor responsável pela apresentação da prática, fone, e-mail
Sérvio Túlio Teixeira e Silva, (62) 3228-2548 ou (62) 98117-7365, [email protected]
2. SOBRE A BOA PRÁTICA
a. Título da prática
Accountability por meio do Boletim de Governança e Gestão – BGG
b. Indicador do MMD-TC a que se vincula
QATC-04 – Accountability
c. Descrição
A prática consiste na implementação de um mecanismo de accountability do Sistema de Gestão Integrado (SGI), efetivada por meio do Boletim de Governança e Gestão (BGG). Direcionado às diversas partes interessadas do tribunal, ele é um instrumento trimestral de prestação de contas das principais atividades finalísticas, de gestão e de suporte, bem como de registro da memória organizacional do TCE-GO.
i. Objetivos
Apresentar conteúdo gerencial sobre o TCE-GO, de modo a gerar maior disseminação de informações.
Ampliar a participação de membros, servidores, gestores e da sociedade na vida organizacional do TCE-GO.
ii. Metodologia adotada
Com a implantação das normas ISO 9001:2015 e 14001:2015 em 2018 e 27001:2013 em 2022, o TCE-GO foi submetido a vários aspectos de melhoria da gestão organizacional, fato que despertou a necessidade de reunião de esforços de comunicação sobre aspectos de gestão. Uma das vertentes dos esforços de comunicação é o BGG. A cada três meses, são coletadas as principais notícias relacionadas a controle externo e valor para o cidadão, governança e gestão no TCE-GO e, também, sobre os resultados apurados do trimestre concernentes às fiscalizações e melhorias de gestão. A partir de então, é elaborado o texto-base para o documento e revisado no âmbito da Diretoria de Governança, Planejamento e Gestão (DI-PLAN). Posteriormente, o texto passa por revisão de linguagem e por diagramação pela Diretoria de Comunicação (DI-COM), sendo publicado na sequência, conforme padronizado em rotina descrita no PO-Gerir Accountability do SGI.
iii. Tecnologias empregadas, como softwares, “robôs”, acessos móveis, inteligência artificial, scanner de pavimento etc.
- Utilização de software de design Adobe Illustrator para diagramação.
- Qlik Sense para consolidação dos resultados de fiscalizações e melhorias de gestão.
iv. Tempo da prática no tribunal
Três anos (implementada em 2020).
v. Houve compartilhamento com outros TCs? Quais?
Não.
3. SOBRE O DESENVOLVIMENTO, A IMPLANTAÇÃO E A IMPLEMENTAÇÃO
a. Pessoas e setores envolvidos no desenvolvimento
Diretoria de Governança, Planejamento e Gestão (DI-PLAN), na concepção do documento; e Diretoria de Comunicação (DI-COM), com a parte gráfica.
b. Pessoas envolvidas na implantação e na implementação
Bruno Batista, Leandro Santana e Juliana Kava (DI-PLAN); Heloísa Lima e Anderson de Castro (DI-COM), com a parte gráfica e revisão textual.
c. Conhecimentos necessários
Conhecimento em gestão da informação.
d. Passos executados para o desenvolvimento, a implantação e a implementação
- Definição das partes interessadas nas atividades do TCE-GO.
- Estruturação do conteúdo do boletim para atender às partes interessadas.
- Desenvolvimento e elaboração da solução.
e. Tempo para o desenvolvimento, a implantação e a implementação
Seis meses.
f. Custo para o desenvolvimento, a implantação e a implementação
Ferramenta de gestão desenvolvida internamente, não havendo custos.
g. Problemas enfrentados para o desenvolvimento, a implantação e a implementação
- Descentralização da responsabilidade pela prestação de contas.
- Falta de rotinas gerenciais de prestação de contas que apoiem a consolidação das informações a serem apresentadas no boletim.
- Esforço de simplificação da linguagem.
- Esforço de direcionamento ao público-alvo.
h. Pontos críticos x soluções
- Utilização das notícias publicadas no portal do TCE-GO como fonte de informação para os principais fatos.
4. MENSURAÇÃO DOS RESULTADOS
a. Resultados esperados
- Aperfeiçoamento das relações com as partes interessadas.
- Integração e simplificação das técnicas administrativas, reforçando aspectos de transparência, responsabilidade e prestação de contas em nível de gestão como elementos essenciais para a legitimidade da função de controle desempenhada pelos tribunais de contas.
b. Resultados alcançados
- Realização da accountability do TCE-GO, à luz de sua missão constitucional, bem como da política e dos objetivos estratégicos definidos no Plano Estratégico da Corte.
- Divulgação da prestação de contas de atividades finalísticas, de gestão e suporte do TCE-GO, de forma condensada.
- Realização de um memorial de notícias a partir das informações armazenadas.
- Apoio à consolidação de resultados organizacionais nas rotinas de relatórios trimestrais, anuais e de transição de gestão.
c. Lições aprendidas
Havia um problema com a condensação e a disponibilização de informações de governança e gestão, que se tornaram esparsas, entre outras necessidades. Com o advento do BGG, essas informações são selecionadas, publicadas e arquivadas, facilitando a busca sobre o assunto e ofertando informações gerenciais aos gestores.
5. RECOMENDAÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO POR OUTROS TRIBUNAIS
- Buscar organizar as informações de acordo com o público esperado.
- Ofertar transparência e fomento à prestação de contas em nível gerencial sobre assuntos de interesse das partes interessadas na atuação do tribunal (membros, servidores, jurisdicionados, sociedade etc.).
6. OUTRAS INFORMAÇÕES
a. Links de acesso a publicações, notícias etc.
12 de junho de 2023, Goiânia/GO.