1. IDENTIFICAÇÃO
a. Tribunal de Contas
Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais
b. Endereço
Avenida Raja Gabaglia 1.315 – Luxemburgo, Belo Horizonte/MG
c. Presidente
Conselheiro Gilberto Diniz
d. Unidade responsável pela prática, fone, e-mail
Coordenadoria de Auditoria dos Municípios e Coordenadoria de Auditoria Operacional, (31) 3348-2151, [email protected] e 31 3348-2183, [email protected]
e. Membro ou servidor responsável pela apresentação da prática, fone, e-mail
Thiago Henrique da Silva, (14) 99163-8414 ou (31)3348-2151, [email protected] e Ryan Brwnner Lima Pereira, (31) 3348-2183, [email protected]
2. SOBRE A BOA PRÁTICA
a. Título da prática
Acompanhamento da vacinação Covid-19 no Estado de Minas Gerais.
b. Indicador do MMD-TC a que se vincula
QATC-26 – SAÚDE
c. Descrição
i. Objetivos
Acompanhar o desempenho e a transparência da vacinação contra a Covid-19 em Minas Gerais e demonstrar a eficácia do trabalho realizado nos 5 (cinco) ciclos de acompanhamento da fiscalização, bem como os 22 informativos enviados para os stakeholders.
ii. Metodologia adotada
Análises realizadas a partir de dados obtidos mediante consulta à legislação sobre o tema e ao vacinômetro: coronavirus.saude.mg.gov.br/vacinometro ou vacinaminas.mg.gov.br – instrumento de acompanhamento da vacinação em âmbito estadual. Também foram utilizados dados primários derivados das respostas aos alertas e esclarecimentos enviados eletronicamente aos gestores municipais. A partir dessas informações, verificou-se a necessidade de averiguar a atuação dos gestores em relação à vacinação da população no âmbito municipal, sendo o trabalho dividido em 5 (cinco) ciclos : Relatório de Acompanhamento da Vacinação no Estado de Minas Gerais 001/2021 (primeiro ciclo), Relatório de Acompanhamento da Vacinação no Estado de Minas Gerais 002/2021 (segundo ciclo), Relatório de Acompanhamento da Vacinação no Estado de Minas Gerais 003/2021 (terceiro ciclo), Relatório de Acompanhamento da Vacinação no Estado de Minas Gerais 004/2021 (quarto ciclo), Relatório de Acompanhamento da Vacinação no Estado de Minas Gerais 005/2021 (quinto ciclo).
iii. Tecnologias empregadas, como softwares, “robôs”, acessos móveis, inteligência artificial, scanner de pavimento etc
Desenvolvu-se programação em Excel para coleta de dados do Vacinômetro Estadual, transformando-os em informações para alertar os municípios conforme os critérios especificados e produzir informativos para os steakholders.
iv. Tempo da prática no tribunal
Aproximadamente 10 meses.
v. Houve compartilhamento com outros TCs? Quais?
Não.
3. SOBRE O DESENVOLVIMENTO, A IMPLANTAÇÃO E A IMPLEMENTAÇÃO
a. Pessoas e setores envolvidos no desenvolvimento
Coordenadoria de Auditoria dos Municípios e Coordenadoria de Auditoria Operacional com os seguintes servidores: I – Taciana Lopes de Souza, TC 3215-5, coordenadora; II – Cristiane Vanessa Lehnen, TC 3177-9; III – Felipe Souza Nascimento, TC 3281-3; IV- Laura da Freiria Estevão Teizen, TC 3239-2; V – Solange Menezes Mibielli Galeno, TC 1111-5, coordenadora; VI – Marcelo Vasconcellos Trivellato, TC 0705-3; VII – Vanilda da Anunciação Ferreira, TC 1802-1, VIII – Ryan Brwnner Lima Pereira, TC 2191-9 e IX -Thiago Henrique da Silva, TC 3190-6.
b. Pessoas envolvidas na implantação e na implementação
Coordenadoria de Auditoria dos Municípios e Coordenadoria de Auditoria Operacional com os seguintes servidores: I – Taciana Lopes de Souza, TC 3215-5, coordenadora; II – Cristiane Vanessa Lehnen, TC 3177-9; III – Felipe Souza Nascimento, TC 3281-3; IV- Laura da Freiria Estevão Teizen, TC 3239-2; V – Solange Menezes Mibielli Galeno, TC 1111-5, coordenadora; VI – Marcelo Vasconcellos Trivellato, TC 0705-3; VII – Vanilda da Anunciação Ferreira, TC 1802-1, VIII – Ryan Brwnner Lima Pereira, TC 2191-9 e IX -Thiago Henrique da Silva, TC 3190-6.
c. Conhecimentos necessários
Vacinômetro Estadual de MG, DATASUS, Excel, Outlook e trabalho em equipe.
d. Tempo para o desenvolvimento, a implantação e a implementação
O tempo para desenvolvimento, a implantação e a implementação foi de cerca de dois meses, contudo, foi sendo aperfeiçoado periodicamente ao longo dos aproximados dez meses de trabalho.
e. Custo para o desenvolvimento, a implantação e a implementação
Não calculado.
f. Problemas enfrentados para o desenvolvimento, a implantação e a implementação
Isolamento social por conta da pandemia, o que dificultou em alguns casos a interação das equipes, já que estávamos aprendendo a trabalhar dessa maneira.
g. Pontos críticos x soluções
Ausência de modelos de trabalho x iniciativa e inovação.
4. MENSURAÇÃO DOS RESULTADOS
a. Resultados esperados
(a) acompanhar: compras de insumos, o treinamento dos técnicos em saúde, as demandas e deficiências apontadas pelas secretarias municipais de saúde, a inserção de dados nos sistemas nacional e estadual; (b ) acompanhamento da vacinação em Minas Gerais; (c) envio de alerta a 72% dos municípios do Estado de Minas Gerais que incorreram em pelo menos uma inconsistência; (d) pedidos de esclarecimentos para 424 municípios que persistiram nas inconsistências; (e) acompanhamento minucioso de alguns municipios que geraram alertas.
b. Lições aprendidas: (a) alto grau de resolutividade frente aos alertas e pedidos de esclarecimentos enviados; (b) importância do acompanhamento; (c) comunicação proativa com o jurisdicionado; e (d) sensação de controle que o trabalho proporcionou em todos os municípios de Minas Gerais.
5. RECOMENDAÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO POR OUTROS TRIBUNAIS
Entender o funcionamento do DATASUS e dos sistemas de distribuição de vacinas locais/regionais.
6. OUTRAS INFORMAÇÕES
a. Links de acesso a publicações, notícias etc.