TCE-SP: ​Painel de Gestão de Enfrentamento da Covid-19​

TCE-SP: ​Painel de Gestão de Enfrentamento da Covid-19​

1. IDENTIFICAÇÃO

a. Tribunal de Contas 

Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) 

b. Endereço 

Avenida Rangel Pestana, 315 – Centro, São Paulo/SP 

c. Presidente 

Sidney Estanislau Beraldo 

d. Unidades responsáveis pela prática, fone, e-mail  

Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), (11) 3292-3442, [email protected]; Departamento de Supervisão da Fiscalização (DSF1/DSF2), (11) 3292-3834/3676, [email protected] ou [email protected].

2. SOBRE A BOA PRÁTICA

a. ​Título da prática 

Painel de Gestão de Enfrentamento da Covid-19 

b. Indicador do MMD-TC a que se vincula 

QATC-20 – Fiscalização e auditoria da gestão da saúde; QATC-26 – Saúde; QATC-30 – Transparência. 

c. Descrição  

Coletar, analisar e publicar mensalmente os dados sobre o enfrentamento da Covid-19 no Governo Estadual e nos municípios do Estado de São Paulo (exceto a capital).  

i. Objetivos 

Fornecer um panorama dos municípios e do Governo do Estado de São Paulo em relação à gestão de enfretamento da Covid-19. 

ii. Metodologia adotada 

O Painel utiliza informações obtidas por meio de questionários aplicados mensalmente aos gestores sobre os atos decorrentes de calamidade pública e informações do VaciVida obtidas junto à Prodesp – Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Acordo de Cooperação), que centralizou os dados da vacinação no Estado de São Paulo (dados sensíveis não foram disponibilizados em atendimento à LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados). 

​iii. Tecnologias empregadas, como softwares, “robôs”, acessos móveis, inteligência​​​​​ ​artificial, scanner de pavimento etc ​ 

Tecnologias e protocolos Internet, como Java e Javascript, bibliotecas gratuitas de código aberto (open-source) para o uso de mapas (Leaflet) e para o uso de gráficos (HighCharts), além de ferramenta open-source de Inteligência de Negócio (Business Intelligence) denominada Pentaho. 

iv. Tempo da prática no tribunal:  

De junho/20 até maio/22. 

v. Houve compartilhamento com outros TCs? Quais?  

Não. 

3. SOBRE O DESENVOLVIMENTO, A IMPLANTAÇÃO E A IMPLEMENTAÇÃO

a. Pessoas e setores envolvidos no desenvolvimento  

Fábio Correa Xavier e Cecília Yukari Akao, do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI); Paulo Massaru Uesugi Sugiura e Alexandre Teixeira Carsola, do Departamento de Supervisão da Fiscalização (DSF1/DSF2).

b. Pessoas envolvidas na implantação e na implementação 

Cecília Yukari Akao, Andreza Miqueletti, Guilherme Borges Lima e Luis Cavalheiro.

c. ​​Conhecimentos necessários 

Banco de dados Postgres, Pentaho, PDI, java e javascript​.

​d. Tempo para o desenvolvimento, a implantação e a implementação ​ 

Análise dos dados (coletados pelo próprio TCESP e obtidos pela Prodesp), modelagem do banco de dados, criação de ETLS, desenvolvimento do painel, testes, homologação, automação de alguns processos, implantação. Todo o processo levou aproximadamente 1 mês e meio, devido à urgência do tema. O desenvolvimento foi rápido também, pois a equipe alocada ao projeto tem grande expertise no tema. 

​e. Custo para o desenvolvimento, a implantação e a implementação  

Todo desenvolvimento foi interno. Já as ferramentas utilizadas não tiveram custo. 

​f. Problemas enfrentados para o desenvolvimento, a implantação e a implementação 

Os dados coletados, tanto pelo próprio TCESP quanto pela Prodesp, variaram muito durante os meses, gerando a necessidade de fazer manutenções periódicas no painel. Como exemplo, podemos citar que no início havia somente uma dose de vacina. Ao longo do tempo, foram incluídas as demais doses; no início, alguns hospitais de campanha não estavam nem no planejamento e, ao longo do tempo, os hospitais foram sendo desativados. 

​g. Pontos críticos x soluções 

A informação deve ser sempre correta. Dessa forma, o tratamento dos dados sempre é ponto crítico para que estejam fidedginas. Além de a própria equipe de desenvolvimento fazer a verificação das informações, a fiscalização também validou as informações divulgadas. 

4. MENSURAÇÃO DOS RESULTADOS

a. Resultados esperados 

Fomentar as atividades de fiscalização por parte da sociedade, por meio do cruzamento de dados e da diminuição do tempo consumido na procura por informações relevantes por concentrá-las num único lugar e apresentadas em linguagem simples e de fácil entendimento. 

b. Resultados alcançados e lições aprendidas  

Que a sociedade anseia pelo acesso aos dados disponíveis sobre a gestão de enfretamento da Covid-19 de forma consolidada (foram 34.601 acessos entre junho/20 e maio/22 – um dos painéis mais acessados durante a pandemia), numa linguagem simples, de forma célere e com interface amigável. E que os Tribunais de Contas podem e devem ocupar esse espaço de fornecedor de informações de utilidade pública (obs: a última atualização do painel foi no final de abril/22). 

5. RECOMENDAÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO POR OUTROS TRIBUNAIS

Como recomendação na elaboração de um painel voltado para a sociedade, é sempre importante utilizar uma linguagem simples, sem jargões técnicos.

Também é importante organizar as informações, de tal forma que sejam de fácil acesso e entendimento.

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

a. Links de acesso a publicações, notícias etc.

 

b. Logomarcas e imagens em alta resolução. 

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